Impacto das Audiências: RTP1 & Sport TV1

ALEMANHA X ESCÓCIA (5 - 1) | 14-06-2024 | 20H00

O dia 14 de junho de 2024 fica marcado pelo arranque do Euro 2024. O jogo de estreia, em Munique, entre a anfitriã Alemanha e a Escócia deu o pontapé de saída a grande competição de seleções do velho continente. A seleção alemã venceu de forma convincente a Escócia por cinco bolas a uma. A RTP1 foi a estação que transmitiu o jogo de abertura com os portugueses a corresponderem com uma boa audiência. Em média mais de 1.5 milhões de telespetadores assistiu à partida, a que correspondeu um share de 34.0%. Este foi também o programa mais visto do dia, superando as audiências dos jornais de informação. Para além da RTP1, a Sport TV1 também transmitiu o jogo em simultâneo, tendo alcançado uma audiência média de 40 mil telespetadores e um share de 0.9%.


JOGO FEZ CRESCER AS AUDIÊNCIAS DA RTP1
A RTP1 beneficiou da transmissão do jogo inaugural do Euro 2024, no entanto foi a TVI a estação a liderar no total dia. Com uma quota de share de 15.1%, a estação pública ultrapassou a SIC e aproximou-se da TVI, registando mais 4.5p.p. face à média de maio.

Quanto ao perfil de telespetadores que assistiu ao jogo, podemos verificar que foram os homens, de idade com mais de 55 anos de classe mais media/alta que registou maior afinidade com o jogo inaugural.


Período do jogo RTP1:
Audiência Total(#): 3.2 milhões
Audiência Média(#): 1.5 milhões
Audiência Média(%): 16%
Share(%): 34.0%


Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 112 mil
Audiência Média(#): 40 mil
Audiência Média(%): 0.4%
Share(%): 0.9%


Veja aqui o ranking de jogos mais vistos do Euro 2024

Share Total Dia | 14 de junho 2024


Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos); Tipologia de audiência: Total Dia

Comparativo com campeonatos anteriores em canal aberto

JOGO DE ABERTURA EURO 2024 VS. JOGOS DE ABERTURA EURO 2016 E 2020

Se compararmos o jogo inaugural do euro 2024, com os jogos de abertura do Euro 2016 e 2020, é possível verificar que o França x Roménia, jogo que deu início ao Euro 2016, foi o mais visto dos três. Com transmissão na RTP1 a partida, que se realizou no dia 10 de junho de 2016, registou uma audiência média de 1 milhão e 679 mil telespetadores, a que correspondeu um share de 40.1% .

O jogo inaugural do Euro 2024 entre a Alemanha e a Escócia foi o 2º mais visto dos três, tendo registado uma audiência média 1 milhão e 577 mil telespetadores , mais 15% do que o jogo de abertura do Euro 2020 entre a Itália e a Turquia.

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos); Tipologia de audiência: Total Dia

Minuto-a-Minuto - RTP1

ALEMANHA X ESCÓCIA COM PICO MÁXIMO DE 1.7 MILHÕES DE TELESPETADORES

A transmissão do 1º jogo do Euro 2024, registou uma maior audiência durante a primeira parte. A Alemanha entrou forte no jogo e aos 19 minutos já vencia por duas bolas a zero. No período de descontos da 1º parte, a tarefa da Escócia de reentrar na partida ficou praticamente impossível devido à marcação de uma grande penalidade e expulsão de um dos seus jogadores.

Com o resultado em três a zero ao intervalo e com o jogo resolvido, a 2ª parte registou uma audiência mais baixa do que a 1ª parte, ainda assim superior a mais de 1.5 milhões de telespetadores.

Audiências minuto-a-minuto | Alemanha vs. Escócia

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos); Tipologia de audiência: Total Dia

Publicidade durante o jogo

INVESTIMENTO NOS BREAKS PUBLICITÁRIOS

O top 10 de marcas que mais investiram no jogo de abertura entre Alemanha e a Escócia perfizeram um total de 71% dos investimentos publicitários em valores de tabela.

Marcas como Euro 2024, Continente e Lidl figuraram com as principais marcas que mais investiram neste jogo.

Top 10 Marcas

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Videotrack; Base: Total TV; Investimentos a valores de tabela nos breaks publicitários do jogo Alemanha x Escócia na RTP1