IMPACTO DAS AUDIÊNCIAS: RTP1 E SPORT TV1

Inglaterra x Dinamarca (2 - 1)* Após Prolongamento | 07-07-2021 | 20H00

A Inglaterra venceu a Dinamarca por 2x1 no prolongamento e qualificou-se pela primeira vez na sua história para uma final do Campeonato da Europa de Futebol. Desta forma, terminou, assim, o conto de fadas da Dinamarca, que sonhava chegar à final 29 anos depois, após ter vencido a competição em 1992. A RTP1 transmitiu a partida, vista por mais de 3.5 milhões de portugueses, a que correspondeu uma audiência média de mais de 1.6 milhões de telespectadores e um share de 34.7%. Este foi o programa mais visto do dia, tendo inclusivamente entrado no top 10 de jogos mais vistos do EURO 2020.
A Sport TV1 também transmitiu o jogo, tendo alcançado uma audiência média de 97 mil telespectadores e um share de 2%.
No próximo domingo, dia da final, os ingleses vão defrontar a Itália em Wembley.

RTP1 SOBE AO 2.º LUGAR DOS CANAIS MAIS VISTOS

No dia em que a Inglaterra se apurou para a final do EURO 2020, a RTP1 subiu à 2.ª posição dos canais mais vistos do dia, atingindo um share de 17%, mais 5.6 p.p. face à média de maio. A transmissão do jogo impactou diretamente as audiências da estação de televisão pública, que atingiu o melhor resultado do mês e o 4.º melhor registo do ano. Ainda assim, a SIC foi o canal líder do dia, embora tenha recuado -2.3 p.p. no seu share face a maio, registando 17.9%. A TVI ficou-se pelos 15.8%. A Sport TV1 cresceu 0.3 p.p. face a maio, registando 0.7%.


Período do jogo RTP1:
Audiência Total(#): 3.6 milhões
Audiência Média(#): 1.7 milhões
Audiência Média(%): 17.4%
Share(%): 34.7%


Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 194 mil
Audiência Média(#): 97 mil
Audiência Média(%): 1%
Share(%): 2%

Veja aqui o ranking de jogos mais vistos do Euro 2020

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

MINUTO-A-MINUTO: RTP1


Analisando o jogo ao minuto, verificou-se um maior interesse dos portugueses pela partida durante o segundo tempo. Neste período, a RTP1 conquistou uma audiência média de perto de 2 milhões de portugueses, valor esse superado já perto do apito do árbitro para o final dos 90 minutos. Nesse momento, eram mais de 2.1 milhões de telespectadores sintonizados na RTP1. Durante o prolongamento, o interesse dos telespectadores diminuiu versus a 2.ª parte.

Audiências minuto-a-minuto | Inglaterra x Dinamarca


Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

PERFIL JOGOS VS POPULAÇÃO: RTP1


O perfil do telespectador do penúltimo jogo do EURO 2020 foi mais masculino, de classe social média e média/alta e com afinidades positivas junto do público com idades a partir dos 45 e mais anos.

Perfil do Jogo vs População


Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

PUBLICIDADE DURANTE O JOGO

Investimento nos breaks publicitários

Nesta partida, 57% dos investimentos publicitários em valores tabela estiveram associadas às top 10 marcas que mais investiram nos breaks da vitória inglesa. Lidl, Tik Tok e Booking.com, estes últimos são patrocinadores do evento, foram as que mais investiram neste jogo transmitido pela RTP1.

Top 10 Marcas

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Videotrack; Base: Total TV; Investimento a valores tabela nos breaks publicitários do jogo Inglaterra x Dinamarca na RTP1