IMPACTO DAS AUDIÊNCIAS: TVI & SPORT TV1

Itália x Espanha (1 - 1)* [4-2 após G. Penalidades] | 06-07-2021 | 20H00

Wembley, 6 de julho de 2021. O mítico estádio de Londres recebeu o primeiro jogo a contar para as meias-finais do EURO 2020, que opôs a Itália à Espanha. No final dos 120 minutos, o jogo terminou empatado a uma bola (golos de Chiesa e de Morata), sendo apenas resolvido nas grandes penalidades. Aqui, os italianos levaram a melhor e festejaram a passagem à final da competição, nove anos após a última presença no jogo decisivo.
A TVI foi o canal emissor da partida, vista por mais de 3.8 milhões de portugueses, a que correspondeu uma audiência média de 1.9 milhões de telespectadores e um share de 39.3%. Com estes resultados, o jogo entrou diretamente no top 5 de jogos mais vistos do torneio, ficando apenas atrás dos jogos de Portugal. Esta transmissão também se destacou entre os programas mais vistos do dia, liderando esse ranking.

A Sport TV1 transmitiu o jogo em simultâneo e atingiu uma audiência média de 83 mil telespectadores e um share de 1.8%.

TRANSMISSÃO DO JOGO ALAVANCOU AUDIÊNCIAS DA TVI, QUE LIDEROU O DIA

A TVI foi o canal mais visto no dia da primeira meia-final do EURO 2020. A estação de Queluz averbou um share de 23.9%, mais 6.7p.p. face à média de maio. No sentido inverso esteve a SIC, que verificou um share de 19.7%, menos 0.5 p.p. comparativamente a maio. A RTP1 ficou-se pelos 9.3%.
A Sport TV1 também viu as suas audiências crescerem, mais 0.2p.p. vs. maio, mas de uma forma menos expressiva face a outros dias de EURO 2020.


Período do jogo TVI:
Audiência Total(#): 3.9 milhões
Audiência Média(#): 1.9 milhões
Audiência Média(%): 19.7%
Share(%): 39.3%


Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 195 mil
Audiência Média(#):83 mil
Audiência Média(%): 0.9%
Share(%): 1.8%

Veja aqui o ranking de jogos mais vistos do Euro 2020

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

MINUTO-A-MINUTO: TVI


Na análise ao minuto do primeiro jogo das meias-finais da competição, verificou-se um crescimento de audiências à medida que a partida avançava. A primeira parte contou com um share de 37.1%, a segunda com 41.9% e o prolongamento com os penaltis 43.2%. Ainda assim, o pico máximo de audiências deu-se quando o árbitro alemão Felix Brych apitou para o final dos 90 minutos, altura em que mais de 2.4 milhões de portugueses estavam ligados à TVI (share de 48.1%).

Audiências minuto-a-minuto | Itália x Espanha

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

PERFIL JOGOS VS POPULAÇÃO: TVI


Os telespectadores do jogo que qualificou a Itália para a final do torneio registaram um perfil mais masculino, com idades iguais ou superiores a 55 anos e de classes sociais mais transversais.

Perfil do Jogo vs População

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

PUBLICIDADE DURANTE O JOGO

Investimento nos breaks publicitários

Nos breaks publicitários do jogo que apurou a Itália para a final do EURO 2020, as marcas patrocinadoras da competição (Qatar Airways, Alipay e Coca Cola) posicionaram-se nas primeiras posições. No total, o top 10 desta tabela perfaz 51% do investimento total da partida.

Top 10 Marcas

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Videotrack; Base: Total TV; Investimento a valores tabela nos breaks publicitários do jogo Itália x Espanha na TVI