IMPACTO DAS AUDIÊNCIAS: SIC E SPORT TV1

Hungria x Portugal (0 - 3) | 15-06-2021 | 17H00


A Seleção Nacional de futebol entrou a vencer no EURO 2020 com uma vitória por três bolas a zero frente à Hungria, seleção que jogava em casa. Esta vitória, conquistada nos últimos 10 minutos da partida, foi a 1.ª de Portugal em jogos de abertura de fases finais de um EURO desde 2008. O jogo foi visionado, em média, por cerca de 2.3 milhões de portugueses, a que correspondeu um share de 67.8% e os golos de Portugal surgiram depois do minuto 80, altura em que Raphael Guerreiro e Cristiano Ronaldo fizeram vibrar os Portugueses, espalhados por todo o mundo. Até ao momento, esta foi a partida mais vista do torneio.

O jogo também foi transmitido em simultâneo na Sport TV1. Em média, 103 mil portugueses assistiram à partida no canal desportivo por subscrição, que verificou um share de 3%.

SIC ALCANÇA RESULTADO HISTÓRICO EM DIA DE ESTREIA NO EURO 2020
A SIC foi a estação transmissora da partida e alcançou neste dia um resultado histórico. Com um share de 31.5%, o canal alcançou o melhor resultado dos últimos anos e é preciso recuar até aos dias do EURO 2016 para um canal FTA registar uma quota de share superior a 30%. Nesse período, foi a RTP1 a subir aos 35.3% no dia da final e aos 33.4% no dia em que a Seleção Nacional derrotou a Polónia nas grandes penalidades.


Período do jogo SIC:
Audiência Total(#): 3.9 milhões
Audiência Média(#): 2.3 milhões
Audiência Média(%): 24.3%
Share(%): 67.8%


Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 196 mil
Audiência Média(#): 103 mil
Audiência Média(%): 1.1%
Share(%): 3%

Veja aqui o ranking de jogos mais vistos do Euro 2020

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

COMPARATIVO DE AUDIÊNCIAS: 1.º JOGO DE PORTUGAL VS. EURO 2016 E MUNDIAL 2018

Comparando com os jogos de estreia em competições anteriores, infere-se que este jogo foi o menos visto das últimas duas grandes competições. Por ser realizado a um dia de semana e em horário laboral (17h), o jogo registou uma audiência média ligeiramente inferior à partida de estreia no Mundial de 2018. O mais visto foi o empate com a Islândia, a contar para o EURO 2016. Nesse dia, a RTP1 registou uma audiência média durante o jogo de mais de 3.4 milhões de telespectadores

Comparativo de audiências | 1.º jogo de Portugal


Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

MINUTO-A-MINUTO: SIC

O primeiro jogo de Portugal, detentor do título, registou uma tendência crescente ao longo de toda a emissão. No intervalo, houve uma ligeira quebra de audiências, retomada mal o árbitro da partida apitou para o início da 2.ª parte. Até ao final do jogo, as audiências foram crescendo, com o pico máximo a acontecer no momento do terceiro golo da Seleção Nacional, o 2.º para Cristiano Ronaldo, que ultrapassou Platini como o melhor marcador de sempre em fases finais do EURO. Nesse período, mais de 3.1 milhões de portugueses estavam colados ao ecrã, a que correspondeu um share de 73.9%.

Audiências minuto-a-minuto | Hungria x Portugal


Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

PERFIL JOGOS VS POPULAÇÃO: SIC

VITÓRIA DA EQUIPA DAS QUINAS CAPTOU A ATENÇÃO DE VÁRIAS FAIXAS ETÁRIAS

O jogo transmitido pela SIC contou com um perfil ligeiramente mais masculino, atingindo as faixas etárias com 45 e mais anos. Em termos de classe social, as classes DE foram as predominantes.

Perfil do Jogo vs População


Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

PUBLICIDADE DURANTE O JOGO

Investimento nos breaks publicitários

Qatar Airways e Alipay (patrocinadores oficiais de futebol da UEFA), e Galp, patrocinadora da Seleção Nacional foram as marcas que mais investiram nos breaks publicitários do 1.º jogo de Portugal no EURO 2020. O top 10 de marcas que mais investiram somaram um total de 48% dos investimentos publicitários em valores tabela.

Top 10 Marcas

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Videotrack; Base: Total TV; Investimento a valores tabela nos breaks publicitários do jogo Hungria x Portugal na SIC