IMPACTO DAS AUDIÊNCIAS: RTP1 E SPORT TV1

Portugal x Islândia (1 - 1) | 14-06-2016 | 20H00


Cerca de 70% dos telespectadores que estavam a ver televisão pelas 20h, ligaram-se à RTP1 para acompanhar o jogo de estreia de Portugal no Europeu de Futebol em direto, o que se traduziu numa média de 3,4 milhões de telespectadores, tendo mesmo chegado aos 5 milhões de portugueses se falarmos em audiência total. A transmissão do jogo, que foi claramente o programa mais visto do dia, permitiu à RTP1 liderar os canais abertos, com um share médio no total dia de 29.4% - um aumento de 15.2 pontos percentuais face à média do mês de maio. O jogo atingiu assim a liderança do ranking dos programas mais vistos do ano.

O empate da equipa das quinas por uma bola foi também transmitido pela Sport TV1 que registou uma audiência média de 62 mil telespectadores.


Período do jogo RTP1:
Audiência Total(#): 5,2 milhões
Audiência Média(#): 3,4 milhões
Audiência Média(%): 35
Share(%): 70


Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 148 mil
Audiência Média(#): 62 mil
Audiência Média(%): 0.6
Share(%): 1.3

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos). Audiências Live

CONFRONTO COM CAMPEONATOS ANTERIORES EM CANAL ABERTO

Portugal x Islândia ultrapassa jogos dos campeonatos anteriores

Em comparação com o 1.º jogo da fase grupos nos três últimos campeonatos da Europa, o jogo frente à Islândia foi mesmo o que registou maior audiência, com mais 400 mil portugueses do que o jogo frente à Alemanha no Europeu de 2012. Estes números refletem apenas as audiências oficiais, registadas pelos audímetros no lar, não captando o visionamento fora do lar, típico deste tipo de jogos.
De notar que os três jogos realizaram-se por volta das 20h, sendo que este último foi o único que não decorreu ao fim de semana, altura mais propícia ao visionamento em grupo, que poderá ter ‘prejudicado’ a audiência oficial da estreia da Seleção Nacional, em 2008 e 2012.

Confronto com campeonatos anteriores em canal aberto
Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos). Audiências Live

MINUTO-A-MINUTO: RTP1

Minuto final do jogo com audiência máxima

Na análise de audiência minuto-a-minuto é possível verificar um crescimento de telespectadores na 1.ª parte do jogo, refletindo a chegada dos portugueses a casa.
A 2.ª parte do jogo foi a que prendeu mais pessoas à televisão, com o pico máximo de audiência a registar-se ao minuto 94, quando Cristiano Ronaldo desperdiçou a última oportunidade de dar a vitória a Portugal através de um livre.

Audiências minuto-a-minuto do jogo Portugal vs Islândia
Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos). Audiências Live

PERFIL JOGOS VS POPULAÇÃO: RTP1

Ainda que com um perfil tendencialmente mais masculino, é notória a maior presença do público feminino no jogo da Seleção Nacional face aos jogos das restantes equipas.
Também em termos de classe social e idade verificou-se um maior equilíbrio, com o jogo a apresentar um telespectador de classe social média e com idade superior a 45 anos.

Perfil do Jogo vs População
Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos). Audiências Live

PUBLICIDADE DURANTE O JOGO

Investimento nos breaks publicitários

Turkish Airlines voltou uma vez mais a ser uma das marcas com maior investimento publicitário a valores tabela nos breaks publicitários do jogo Portugal x Islândia. KIA, patrocinador oficial do campeonato, ocupa a 2.ª posição, seguido da Federação Portuguesa de Futebol.

Destaque para a presença de patrocinadores da seleção portuguesa no top 10 das marcas com investimento publicitário mais elevado - Continente e MEO.


Top 10 Marcas - Jogo Portugal vs Islândia - RTP1
Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Videotrack; Base: Total TV; Investimento a valores tabela nos breaks publicitários do jogo Portugal x Islândia na RTP1.