Impacto das audiências: SIC e Sport TV1

PORTUGAL x CHÉQUIA (2-1) | 18-06-2024 | 20h00

Dia 18 de junho de 2024 fica marcado pela estreia de Portugal no Euro 2024. A equipa das Quinas entrou a vencer no europeu, com uma vitória por 2-1 frente à Chéquia. Uma vitória arrancada a ferros, com o golo do triunfo a surgir já no tempo de compensação, pelo "espalha-brasas" Francisco Conceição. Com transmissão na SIC, a primeira do canal neste europeu, a partida alcançou uma audiência média de 3.4 milhões de telespetadores a que correspondeu um share de 62.8%. O golo ao cair do pano fez vibrar os portugueses, espalhados por todo o mundo, tendo sido esta a partida mais vista da competição até ao momento.

O jogo também foi transmitido em simultâneo na Sport TV1 . Em média 201 mil portugueses assistiram à partida no canal de subscrição, a que correspondeu um share de 3.7%, tendo sido também o jogo mais visto do canal até ao momento.

SIC ALCANÇA RESULTADO HISTÓRICO NA SUA PRIMEIRA TRANSMISSÃO DO EURO 2024

A estação de Paço de Arcos, que transmitiu a 1ª partida de Portugal no Euro 2024, alcançou um resultado histórico neste dia. Com um share de 26.6% o canal conseguiu o melhor resultado dos últimos anos. A última vez que a SIC conseguiu ultrapassar os 25% de share no total dia, foi no dia 10 de dezembro de 2022, dia dos quartos de final entre Portugal e Marrocos, dia em que a SIC conseguiu 25.9% de share.


Período do jogo SIC:
Audiência Total(#): 5.3 milhões
Audiência Média(#): 3.4 milhões
Audiência Média(%): 35.3%
Share(%): 62.8%

Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 336 mil
Audiência Média(#): 201 mil
Audiência Média(%): 2.1%
Share(%): 3.7%


Veja aqui o ranking de jogos mais vistos do Euro 2024

Share Total Dia | 18 de junho 2024

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos); Tipologia de audiência: Total Dia

Comparativo de audiências: 1º jogo de Portugal no Euro 2024

1º JOGO DE PORTUGAL NO EURO 2024 VS. 1º JOGOS DE PORTUGAL NO EURO 2016 E 2020

O jogo de estreia de Portugal no Euro 2024, quando comparado com os primeiros jogos da Seleção Nacional nos Euros 2016 e 2020, foi o 2º mais visto, ficando ligeiramente atrás do jogo entre Portugal e Islândia do Euro 2016. O jogo frente à Chéquia, verificou uma audiência média de 3.4 milhões de telespetadores e um share de 63%. A nível de share, o jogo de ontem foi o que verificou um share mais baixo, no entanto importa referir que, o jogo Hungria x Portugal, do Euro 2020, foi o jogo que verificou share mais elevado devido ao horário de transmissão do jogo, que se realizou durante o horário laboral. Isto significa, que menos pessoas viram o jogo, mas entre as pessoas que estavam a ver TV, a percentagem de pessoas que estava a acompanhar o jogo foi superior

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos); Tipologia de audiência: Total Dia

Minuto-a-Minuto: SIC

PORTUGAL X CHÉQUIA COM PICO MÁXIMO DE 3.9 MILHÕES DE TELESPETADORES

O jogo de Portugal contra a Chéquia registou uma tendência de crescimento ao longo de toda a emissão. Os golos só surgiram na segunda parte, sendo esta, a que registou maiores níveis de audiência. Provod abriu o marcador a favor da Chéquia às 21h19, provocando a primeira subida nas audiências. Depois de uma ligeira diminuição, às 21h27, com o golo do empate de Portugal, voltou a verificar-se um novo crescimento na audiência.

Às 21h44 voltou a registar-se um crescimento das audiências com o golo anulado a Diogo Jota, a espera pela intervenção do vídeo-arbitro deixou os portugueses em suspenso. 5 minutos mais tarde, às 21h49, no segundo golo de Portugal, apontado por Francisco Conceição, verificou-se um novo crescimento da audiência, tendo sido neste momento que se verificou a audiência máxima do programa.

Audiências minuto a minuto | Portugal vs. Chéquia

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos); Tipologia de audiência: Total Dia

Perfil Jogo vs. População: SIC

VITÓRIA DA EQUIPA DAS QUINAS CAPTOU A ATENÇÃO DE VÁRIAS FAIXAS ETÁRIAS

Relativamente ao perfil do jogo transmitido pela SIC, o Portugal x Chéquia registou uma maior afinidade junto de um público masculino, de faixas etárias mais jovens (+45 anos) e classes sociais médias (B e C).

Os jogos da Seleção Nacional apresentam um perfil mais transversal do que os jogos do europeu em que Portugal não participa. Nos jogos da Seleção Nacional verifica-se uma menor diferença entre homens e mulheres e uma maior afinidade junto de faixas etárias mais jovens.

Perfil do Jogo vs População
Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos); Tipologia de audiência: Total Dia

Publicidade durante o jogo

INVESTIMENTOS NOS BREAKS PUBLICITÁRIOS

O top 10 de marcas que mais investiram no jogo de Portugal frente à Chéquia perfizeram um total de 36% dos investimentos publicitários em valores de tabela. Marcas como Santander, Galp e Volkswagen figuraram com as principais marcas que mais investiram neste jogo.

Top 10 Marcas
Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Videotrack; Base: Total TV; Investimentos a valores de tabela nos breaks publicitários do jogo Portugal x Chéquia, na SIC