IMPACTO DAS AUDIÊNCIAS: TVI & SPORT TV1

Turquia x Itália (0 - 3) | 11-06-2021 | 20H00

Roma, 11 de junho de 2021. A seleção italiana jogou como visitante no seu país e venceu a Turquia por três bolas a zero, na partida que deu o pontapé de saída do Campeonato da Europa de 2020. A TVI foi a televisão anfitriã desta partida e os portugueses responderam à chamada de mais um Europeu de futebol. Em média, mais de 1.3 milhões assistiu à partida, a que correspondeu um share de 30.6%. Este também foi o programa mais visto do dia, superando as audiências de telenovelas e telejornais. A Sport TV1 transmitiu o jogo em simultâneo e averbou uma audiência média de 35 mil telespectadores e um share de 0.8%.

JOGO ALAVANCOU AUDIÊNCIAS DA TVI
A TVI beneficiou da transmissão da partida de estreia do Euro 2020 e atingiu a liderança de canais. Com uma quota de share de 19.8%, a estação de Queluz subiu à liderança, registando mais 0.6 p.p. que a SIC e mais 2.6 p.p. face à média do mês de maio.


Período do jogo TVI:
Audiência Total(#): 2.9 milhões
Audiência Média(#): 1.4 milhões
Audiência Média(%): 14%
Share(%): 30.6%


Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 83 mil
Audiência Média(#): 35 mil
Audiência Média(%): 0.4%
Share(%): 0.8%

Veja aqui o ranking de jogos mais vistos do Euro 2020

Share Total Dia | 11/06/2021

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

COMPARATIVO COM CAMPEONATOS ANTERIORES EM CANAL ABERTO

Se compararmos este primeiro jogo com os outros de grandes competições internacionais, este acabou por ter mais impacto que o Rússia x Arábia Saudita do Mundial de 2018. De ressalvar que esta 1.ª partida do mundial foi a menos vista das últimas grandes competições, uma vez que foi transmitida a meio da tarde. Ainda assim, o Turquia x Itália, não conseguiu superar o jogo de estreia da seleção gaulesa no Euro 2020. Durante essa partida, a RTP1 registou uma audiência média de mais de 1.6 milhões de telespectadores.

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

MINUTO-A-MINUTO: TVI

TURQUIA X ITÁLIA COM PICO MÁXIMO DE 1.6 MILHÕES DE TELESPECTADORES

A transmissão do primeiro jogo do Euro 2020 teve uma tendência de audiências crescente durante a primeira parte, altura em que também se deu o pico máximo de audiências. Esse período aconteceu já perto do apito para o intervalo, onde mais de 1.6 milhões de portugueses estavam sintonizados na TVI. A 2.ª parte registou uma performance estável, embora ligeiramente inferior à 1.ª parte, com o pico de audiências nesta parte a acontecer no momento do 3.º golo italiano, marcado por Insigne aos 79 minutos.

Audiências minuto-a-minuto | Turquia vs Itália


Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

PERFIL JOGO VS POPULAÇÃO: TVI

PERFIL DO JOGO MAIORITARIAMENTE MASCULINO

A partida inaugural da competição contou com um público mais masculino com idade acima dos 45 anos.

Perfil do Jogo vs População

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

PUBLICIDADE DURANTE O JOGO

Investimento nos breaks publicitários

O top 10 de marcas que mais investiram nesta partida perfizeram um total de 61% dos investimentos publicitários em valores tabela. Marcas como Olá, TakeAway.com e Volkswagen figuraram como as principais marcas que mais investiram no jogo de abertura do Europeu.

Top 10 Marcas

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Videotrack; Base: Total TV; Investimento a valores tabela nos breaks publicitários do jogo Turquia x Itália na TVI.