IMPACTO DAS AUDIÊNCIAS: RTP1 & SPORT TV1

Itália x Inglaterra (1 - 1)* [3-2 após G. Penalidades] | 11-07-2021 | 20H00

Wembley, 11 de julho de 2021. A Squadra Azurra sucedeu a Portugal e sagrou-se vencedora do EURO 2020. Os italianos venceram a Inglaterra nos penaltis e levantaram o troféu 53 anos depois. Gianluigi Donnarumma foi o herói da partida ao defender duas grandes penalidades, levando os ingleses às lágrimas. O derradeiro jogo da competição foi transmitido pela RTP1, que atingiu mais de 4.5 milhões de portugueses, a que correspondeu a uma audiência média de 2.3 milhões de telespectadores e um share de 45.5%. Este foi o programa mais visto do dia e o 5.º jogo mais visto de toda a competição, ficando apenas atrás das transmissões dos jogos da Seleção Nacional. A Sport TV emitiu o jogo em simultâneo, tendo agarrado ao ecrã, em média, mais de 75 mil telespectadores.

RTP1 LIDERA O DIA E ATINGE A 2.ª MELHOR MARCA DO ANO

A Itália foi a grande vencedora do EURO 2020 e a RTP1 líder de audiências no dia da final do torneio. A estação de televisão pública atingiu um share de 19.6%, mais 8.2 p.p. face à média de maio, o que significa que o canal atingiu a sua 2.ª melhor marca do ano. No acumulado da competição, a RTP1 registou um share de 11.6%, mais 0.2 p.p. face à média de maio, significando que a transmissão dos jogos do EURO 2020 tiveram um impacto direto na performance do canal.
Neste dia, a SIC observou uma quota de share de 16.8% e a TVI de 12.4%. Já Sport TV cresceu 0.1 p.p. face a maio, atingindo 0.5% de share.


Período do jogo RTP1:
Audiência Total(#): 4.5 milhões
Audiência Média(#): 2.3 milhões
Audiência Média(%): 23.8%
Share(%): 45.5%


Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 147 mil
Audiência Média(#): 75 mil
Audiência Média(%): 0.8%
Share(%): 1.5%

Veja aqui o ranking de jogos mais vistos do Euro 2020

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

MINUTO-A-MINUTO: RTP1


Os telespectadores portugueses cumpriram a tradição e assistiram a mais uma final do EURO, transmitida pela RTP1. E o interesse pela partida foi crescente ao longo de toda a emissão. O golo madrugador do inglês Luke Shaw despertou a atenção dos portugueses e catapultou a RTP1 para a liderança no período do jogo. O momento mais visto de toda a partida deu-se durante as grandes penalidades, mais precisamente no fatídico falhanço de Saka no penalti decisivo, que permitiu a defesa do guardião italiano. Nessa altura, estavam sintonizados na RTP1 perto de 3 milhões de portugueses.

Audiências minuto-a-minuto | Itália x Inglaterra


Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

PERFIL JOGOS VS POPULAÇÃO: RTP1


O perfil da final do EURO 2020 registou maiores afinidades junto de um público masculino, de classe social média, média /baixa e com idades a partir dos 45 e mais anos.

Perfil do Jogo vs População


Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

PUBLICIDADE DURANTE O JOGO

Investimento nos breaks publicitários

No jogo derradeiro do EURO 2020, 58% dos investimentos publicitários em valores tabela estiveram associadas às 10 marcas que mais investiram neste jogo. O triunfo italiano esteve colado ao LIDL, Continente e Takeaway,com , este último patrocinador oficial da competição, que foram as três marcas que mais investiram nos intervalos desta partida decidida apenas nas grandes penalidades.

Top 10 Marcas

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Videotrack; Base: Total TV; Investimento a valores tabela nos breaks publicitários do jogo Itália x Inglaterra na RTP1