Impacto das audiências: RTP1 & Sport TV1

Espanha x Inglaterra (2 - 1) | 14-07-2024 | 20H00

A Espanha venceu a Inglaterra na final do Euro 2024, por duas bolas a uma e sagra-se pela 4ª vez na sua história campeã europeia, depois das conquistas de 1964, 2008 e 2012. Com esta vitória a seleção espanhola é agora a seleção com maior número de europeus, ultrapassando a Alemanha. A Inglaterra perde a sua segunda final do europeu consecutiva depois de ter perdido com a Itália na final em 2020. O sonho inglês de vencer pela 1ª vez um europeu fica novamente adiado para daqui a quatro anos.

Com transmissão na RTP1, a final foi vista por um total de 4.5 milhões de telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 2.7 milhões de telespetadores e um share de 51.8%. A final teve um forte impacto nas audiências da RTP1, que sobretudo devido à transmissão do jogo liderou no total dia com um share de 17.8%. SIC ficou na 2ª posição com um share de 13.0%, seguida da TVI com um share de 11.7%.

A Sport TV1 também emitiu o desafio, registando uma audiência média de 126 mil telespectadores e um share de 2.4%.

RTP1 FOI O CANAL MAIS VISTO NO ÚLTIMO DIA DO EUROPEU

No dia 14 de julho, o último do Euro 2024, a RTP1 com a transmissão da final foi o canal líder no total dia com um share de 17.8% (+7.2p.p. face à média de maio). A SIC ficou na 2ª posição com um share de 13.0%, seguida da TVI com 11.7% de share.
A Sport TV1 também ganhou com a emissão da final, já que verificou um aumento do share de +0.3p.p. vs a média de maio, chegando aos 0.7% de share.

Período do jogo : RTP1
Audiência Total(#): 4.5 milhões
Audiência Média(#): 2.7 milhões
Audiência Média(%): 27.8%
Share(%): 51.8%


Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#):206 mil
Audiência Média(#): 126 mil
Audiência Média(%): 1.3%
Share(%): 2.4%

Veja aqui o ranking de jogos mais vistos do Euro 2024

Share Total Dia | 14 de julho 2024



Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos); Tipologia de audiência: Total Dia

Comparativo Finais dos Europeus 2016, 2020 e 2024 em canal aberto

Se compararmos as últimas finais dos três últimos europeus vemos que, a final de 2016, que contou com a presença de Portugal, foi a mais vista. A vitória de Portugal em Paris frente à França alcançou uma audiência média de 3 milhões e 702 mil telespetadores e um share de 78.1%.

A final do Euro 2024 foi a 2ª mais vista, tendo registado uma audiência média de cerca 2.7 milhões de telespetadores (+19% vs. a final do Euro 2020) e um share de 51.8%. Das três finais, a final do Euro 2020 entre a Itália e a Inglaterra foi a menos vista. A vitória da Itália registou uma audiência média de 2 milhões e 255 mil telespetadores e um share de 45.5%.

Minuto-a-Minuto: RTP1

A partida transmitida pela RTP1, registou uma performance crescente ao longo de toda a 1ª parte. O interesse dos portugueses na partida diminuiu com o intervalo, tendo sido retomada assim que a 2ª parte teve início. A audiência da 2ª parte foi superior à da 1ª parte e mais estável. O pico de audiência aconteceu já perto do apito final, com mais de 3.2 milhões de portugueses a acompanhar o último esforço da Inglaterra para levar a partida para o prolongamento.

Audiências minuto a minuto | Espanha vs. Inglaterra
Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos); Tipologia de audiência: Total Dia

Perfil Jogo vs. População: RTP1

O perfil da final do Euro 2024 entre a Espanha e a Inglaterra, captou o interesse de um público mais masculino e com idades diversificadas (maior afinidade com o público 45+ anos). Quanto à classe social contou com afinidades superiores junto de classes sociais médias (B e C).

Publicidade durante o jogo

O top10 de marcas que mais investiram na final do Europeu entre a Espanha e a Inglaterra perfizeram um total de 61% dos investimentos publicitários em valores de tabela, BYD, Coca-Cola e Euro 2024 (três dos patrocinadores oficiais da competição) foram os que mais investiram nos intervalos da partida. Destaque para a presença de marcas como Persil e Calvé na 7ª e 10ª posições.

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Videotrack; Base: Total TV; Investimentos a valores de tabela nos breaks publicitários do jogo Espanha x Inglaterra, na RTP1