Impacto das audiências: TVI & Sport TV1

Portugal x França (0 - 0) *3-5 após grandes penalidades | 05-07-2024 | 20H00

Portugal não consegue repetir o feito de 2016 e perde com a França nas grandes penalidades nos quartos de final da competição. Considerada uma final antecipada, o jogo entre Portugal e França não desiludiu. Um jogo intenso e bem disputado com a vitória a poder cair para qualquer uma das seleções, acabaram por ser os gauleses os últimos a sorrir.
Com transmissão na TVI, a segunda do canal depois do Geórgia x Portugal, o jogo foi visto por um total de 5.4 milhões de telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 3.5 milhões de telespetadores e um share de 67%.

O encontro, que também teve transmissão na Sport TV, foi visto por um total de 390 mil telespetadores, a que correspondeu uma audiência média 236 mil telespetadores e um share de 4.5%

TVI LIDEROU NO TOTAL DIA COM UM SHARE DE 30.4%

O jogo entre Portugal e a França teve um forte impacto nas audiências da TVI, que devido à transmissão do jogo liderou no total dia com um share 30.4%, mais 14.4p.p. face à média de maio. SIC ficou na 2ª posição com um share de 11.6%, seguida da RTP1 com um share 7.6%. A TVI verifica o seu share mais elevado no total dia desde 2016. Destaque ainda para a Sport TV1, que com um share de 2.6% no total dia, foi o 2º canal do PAY TV mais visto do dia, atrás apenas da CMTV

Período do jogo TVI:
Audiência Total(#): 5.4 milhões
Audiência Média(#): 3.5 milhões
Audiência Média(%): 36.0%
Share(%): 66.5%


Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 390 mil
Audiência Média(#): 236 mil
Audiência Média(%): 2.4%
Share(%): 4.5%


Veja aqui o ranking de jogos mais vistos do Euro 2024

Share Total Dia | 05 de julho 2024


Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos); Tipologia de audiência: Total Dia

Comparativo audiências: Jogos Quartos de Final Euro 2024 vs. Euro 2016

O jogo dos quartos de final de Portugal no Euro 2024, quando comparado com o jogo dos 1/4 de final do Euro 2016, frente à Polónia, registou uma audiência ligeiramente mais baixa do que o Portugal x França. Curiosamente, ambos os jogos foram decididos nas grandes penalidades, no entanto, no jogo do Euro 2016, foi Portugal quem saiu vencedor.
O jogo da última sexta-feira, verificou uma audiência média 3.5 milhões de telespetadores (-3% vs. jogo com a Polónia do Euro 2016). A nível de share o Portugal x França também verificou um share mais baixo do que o Portugal x Polónia.

Minuto-a-Minuto: TVI

A partida transmitida pela TVI, registou uma performance crescente ao longo 1ª parte. A atenção e interesse dos portugueses manteve-se estável durante toda a 2ª parte. Durante o prolongamento a audiência foi um pouco mais instável, no entanto com o início das grandes penalidades voltou a verificar-se um aumento do interesse dos portugueses na partida, tendo sido neste período quando se atingiu o pico máximo de audiência. O pico de audiência aconteceu durante a marcação das últimas grandes penalidades. Nesse período estavam sintonizados na TVI mais de 3.9 milhões de telespetadores.

Audiências minuto a minuto | Portugal vs. França
Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos); Tipologia de audiência: Total Dia

Perfil Jogos vs. População: TVI

O perfil do encontro dos quartos de final entre Portugal e França, captou um público mais masculino e com idades diversificadas (maior afinidade com o público (+45anos). Quanto à classe social contou com afinidades superiores junto das classes sociais médias (B e C).

Publicidade durante o jogo

INVESTIMENTOS NOS BREAKS PUBLICITÁRIOS

O top10 de marcas que mais investiram no jogo de Portugal frente à França perfizeram um total de 39% dos investimentos publicitários em valores de tabela. Alipay e Booking, dois dos patrocinadores oficiais da competição foram as principais marcas que mais investiram neste jogo. Galp e McDonald's surgem na 3ª e 4ª posição.

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Videotrack; Base: Total TV; Investimentos a valores de tabela nos breaks publicitários do jogo Portugal x França, na TVI