IMPACTO DAS AUDIÊNCIAS: TVI & SPORT TV1

Bélgica x Portugal (1 - 0) | 27-06-2021 | 20H00


O adeus que ninguém queria. Os detentores do título perderam por 1-0 diante da Bélgica e despediram-se do EURO 2020. Numa partida desinspirada, os comandados de Fernando Santos bem tentaram colocar a bola dentro da baliza de Courtois, mas esta não quis entrar. A TVI emitiu o desafio que atingiu mais de 5.4 milhões de portugueses que estavam a vibrar em casa. Em média, o jogo foi visto por 3.8 milhões de telespectadores, ou seja, 69.9% das pessoas que estavam a assistir naquele momento televisão no lar. Este foi o programa mais visto da televisão portuguesa nos últimos anos, superando as audiências das últimas grandes competições de futebol.
A Sport TV1 transmitiu o jogo em simultâneo, tendo atingido uma audiência média de 137 mil telespectadores e um share de 2.5%. Na próxima ronda, os belgas defrontam a Itália em Munique.

TVI VOLTA A ATINGIR O MELHOR RESULTADO DO ANO

No dia em que Portugal ficou pelo caminho, a TVI voltou a superar a sua melhor prestação do ano ao ter atingido uma quota de share de 26.4%, mais 9.2 p.p. face à média do mês de maio. À exceção da RTP2, a estação de Queluz foi o único generalista a subir neste indicador, uma vez que a SIC se ficou pelos 17.2% e a RTP1 pelos 7.5%, o resultado mais baixo do ano para a estação de televisão pública. Já a Sport TV1 subiu para 1%, mais 0.6 p.p. versus média de maio.

Período do jogo TVI:
Audiência Total(#): 5.5 milhões
Audiência Média(#): 3.8 milhões
Audiência Média(%): 40.2%
Share(%): 69.9%


Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 213 mil
Audiência Média(#): 137 mil
Audiência Média(%): 1.4%
Share(%): 2.5%

Veja aqui o ranking de jogos mais vistos do Euro 2020

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

COMPARATIVO DE AUDIÊNCIAS: OITAVOS DE FINAL VS. EURO'16 E MUNDIAL 2018


Comparando as audiências nas participações de Portugal nos jogos dos oitavos-de-final de grandes competições internacionais, regista-se um aumento de audiência média no jogo de ontem versus à eliminação sofrida contra o Uruguai no Mundial de 2018 (+30%) e versus a vitória no prolongamento frente à Croácia, em 2016 (+25%). Este crescimento em audiências demonstra um interesse real dos portugueses pelos jogos da Equipa das Quinas, mesmo com a pluralidade de servições streaming online existentes nos dias de hoje. Estes valores também foram alavancados pelo dever cívico de recolhimento imposto pela pandemia.

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

MINUTO-A-MINUTO: TVI


Analisando o jogo que ditou a eliminação de Portugal ao minuto, verifica-se uma atenção constante por parte do telespectador português durante toda a partida. Ainda assim, a 2.ª parte chamou a atenção de mais portugueses, sendo que o pico máximo de audiências se deu já perto do apito final, momento em que a turma portuguesa tentava de todas as maneiras e feitios marcar um golo para poderem ainda sonhar com a passagem aos quartos de final. Nesse período, mais de 4.2 milhões de portugueses estavam colados ao ecrã.

Audiências minuto-a-minuto | Bélgica x Portugal

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

PERFIL JOGOS VS POPULAÇÃO: TVI


O perfil da partida de Portugal revelou-se mais transversal, quando comparado com os restantes jogos da competição. O jogo captou tanto a atenção de mulheres como de homens, sendo transversal à maioria das classes sociais e com maiores afinidades junto dos indivíduos com 35 e mais anos.

Perfil do Jogo vs População

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

PUBLICIDADE DURANTE O JOGO

Investimento nos breaks publicitários

Volkswagen e Takeaway.com (patrocinadores oficiais de futebol da UEFA), e Saborosa foram as marcas que mais investiram nos breaks publicitários da partida que ditou o afastamento da Seleção Nacional do EURO 2020. O top 10 de marcas que mais investiram somaram um total de 49% dos investimentos publicitários em valores tabela.

Top 10 Marcas

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Videotrack; Base: Total TV; Investimento a valores tabela nos breaks publicitários do jogo Bélgica x Portugal na TVI