Impacto das audiências: RTP1 & Sport TV1

Portugal x Eslovénia (0 - 0) *3-0 após grandes penalidades | 01-07-2024 | 20H00

O primeiro dia de julho de 2024 fica marcado pela passagem de Portugal aos quartos de final do Euro 2024. Num jogo em que se viveu uma motanha-russa de emoções, a vitória acabou por cair para a Seleção Nacional já nas grandes penalidades, com Diogo Costa a ser o grande herói da partida ao defender três penáltis.
Com transmissão na RTP1, a segunda do canal depois do Turquia x Portugal, o jogo foi visto por um total de 5.4 milhões de portugueses, a que correspondeu uma audiência média de 3.5 milhões de telespetadores e a um share de 66%. Seguindo-se agora a França nos quartos de final, o jogo irá ser na próxima sexta-feira, dia 5 de julho às 20h, no estádio Volksparkstadion em Hamburgo com transmissão na TVI.

O encontro, que também teve transmissão na Sport TV, foi visto por um total de 329 mil telespetadores, a que correspondeu uma audiência média 188 mil telespetadores e um share de 3.5%.

RTP1 LIDEROU NO TOTAL DIA COM UM SHARE DE 27.7%

O jogo entre Portugal e a Eslovénia teve um forte impacto nas audiências da RTP1, que graças à transmissão da partida liderou no total dia com um share de 27.7%, seguida da SIC com 11.7% de share e da TVI com 10.8% de share. A RTP1 não registava um share tão elevado desde 2016, com as transmissões dos jogos de Portugal do Euro 2016. Destaque ainda para a Sport TV1, que com um share de 2.1% no total dia, foi o 3º canal do PAY TV mais visto do dia, ficando atrás apenas da CMTV e CNN Portugal

Período do jogo RTP1:
Audiência Total(#): 5.4 milhões
Audiência Média(#): 3.6 milhões
Audiência Média(%): 36.9%
Share(%): 65.6%


Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 329 mil
Audiência Média(#): 188 mil
Audiência Média(%): 1.9%
Share(%): 3.5%


Veja aqui o ranking de jogos mais vistos do Euro 2024

Share Total Dia | 01 de julho 2024

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos); Tipologia de audiência: Total Dia

Comparativo de audiências: jogo dos oitavos de final de Portugal no Euro 2024

O jogo dos oitavos de final de Portugal no Euro 2024, quando comparado com os jogos dos 1/8 de final do Euro 2020 e do Euro 2016, foi o segundo mais visto, ficando ligeiramente atrás do Bélgica x Portugal do Euro 2020. O jogo de segunda-feira, verificou uma audiência média de 3.6 milhões de telespetadores (+17% do que o jogo com a Croácia no Euro 2016). A nível de share, o Portugal x Eslovénia foi o que verificou um share mais baixo, ainda assim próximo do share dos jogos de 2016 e 2020.

De realçar que em 2021, quando o Bélgica x Portugal se realizou ainda decorria a pandemia de COVID-19, com mais pessoas a ver a partir de casa, daí a audiência mais elevada. Com a pandemia finalmente ultrapassada, no Euro 2024, as pessoas já podem juntar-se para ver os jogos, sendo que o consumo fora de casa não é medido, daí a audiência e o share serem ligeiramente mais baixos.

Minuto-a-Minuto: RTP1

O jogo de Portugal contra a Eslovénia registou uma tendência de crescimento ao longo da primeira parte, tendo tido uma audiência mais estável durante a 2ª parte. Com Portugal a carregar e a querer evitar o prolongamento e as grandes penalidades, o pico de audiência foi registado por volta das 21h42, já bem próximo do final da partida.

O prolongamento verificou uma audiência média mais instável, com alguns altos e baixos. No entanto no início das grandes penalidades voltamos a verificar um aumento das audiências com o pico do prolongamento e penaltis a ocorrer às 22h42, altura em que estavam 3 milhões e 927 mil telespetadores a assistir ao emocionante desempate por grandes penalidades.

Audiências minuto a minuto | Portugal vs. Eslovénia
Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos); Tipologia de audiência: Total Dia

Perfil Jogo vs. População: RTP1

Relativamente ao perfil do jogo transmitido pela RTP1, o Portugal x Eslovénia registou uma maior afinidade junto de um público masculino, de faixas etárias mais jovens (+45 anos) e classes sociais médias (B e C)

Publicidade durante o jogo

INVESTIMENTOS NOS BREAKS PUBLICITÁRIOS

O top 10 de marcas que mais investiram no jogo de Portugal frente à Eslovénia perfizeram um total de 61% dos investimentos publicitários em valores de tabela.
Euro 2024 (um dos patrocinadores oficiais do torneio), Continente (um dos patrocinadores oficiais da Seleção Nacional e BYD ( patrocinador oficial do Euro 2024) figuraram com as principais marcas que mais investiram neste jogo.

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Videotrack; Base: Total TV; Investimentos a valores de tabela nos breaks publicitários do jogo Portugal x Eslovénia, na RTP1