Impacto das audiências: TVI & Sport TV1

GEÓRGIA x PORTUGAL (2 - 0) | 26-06-2024 | 20H00

Portugal termina a fase de grupos com uma derrota frente à Geórgia, num jogo em que Roberto Martínez aproveitou para descansar algumas das peças chave. A seleção Nacional que entrou a perder no jogo, com um golo logo no primeiro minuto marcado pela estrela da Seleção da Geórgia Kvaratskhelia. A equipa das quinas não conseguiu dar uma resposta à altura, sofrendo o 2-0 já na 2ª parte através de uma grande penalidade convertida por Mikautadze. No total foram mais de 5.2 milhões de portugueses aqueles que assistiram ao jogo emitido pela TVI, a que correspondeu uma audiência média de 3.2 milhões de telespetadores e um share de 62.4%.

A partida, que teve também transmissão na Sport TV foi vista por um total de 245 mil telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 174 mil telespetadores e um share de 3.3%. O próximo jogo da equipa das Quinas é já na próxima segunda-feira frente à Eslovénia, em Frankfurt.

TVI LIDEROU NO TOTAL DIA COM UM SHARE DE 27.1%

A TVI foi a estação líder de audiências no último dia da fase de grupos do Euro 2024. A transmissão do jogo de Portugal frente à Geórgia alavancou por completo as audiências do canal, que atingiu um share de 27.1%, mais 11.1p.p. face à média de maio. A última vez que a TVI tinha ultrapassado este valor foi no dia 27 de março de 2017, dia em que transmitiu o jogo de preparação entre Portugal e a Suécia, em que alcançou um share de 27.6%

Período do jogo TVI:
Audiência Total(#): 5.2 milhões
Audiência Média(#): 3.2 milhões
Audiência Média(%): 33.5%
Share(%): 62.4%

Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 245 mil
Audiência Média(#): 174 mil
Audiência Média(%): 1.8%
Share(%): 3.3%


Veja aqui o ranking de jogos mais vistos do Euro 2024

Share Total Dia | 26 de junho 2024

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos); Tipologia de audiência: Total Dia

Comparativo de audiências: 3º jogo de Portugal no Euro 2024

3º JOGO DE PORTUGAL NO EURO 2024 VS. 2º JOGO DE PORTUGAL NO EURO 2016 E 2020

O 3º jogo de Portugal, na competição, quando comparado com a 3ª jornada do Euro 2020 e 2016, foi o segundo mais visto, ficando ligeiramente atrás do Portugal França do Euro 2020. Dos três jogos o Hungria x Portugal, do Euro 2016 foi o menos visto com a hora (teve início às 17h num dia de semana) a ser o principal fator para este ter verificado uma audiência mais baixa.

O Portugal x França, do euro 2020 foi o mais visto dos três, com uma audiência média superior a 3.4 milhões de telespetadores e um share de 69.3%. O facto de ter sido contra uma das favoritas à conquista da prova e de Portugal ter entrado no jogo sem o apuramento garantido, ajudou a impulsionar as audiências do jogo.

Minuto-a-Minuto: TVI

O jogo de Portugal contra a Geórgia registou uma tendência de crescimento ao longo de toda a emissão. Portugal entrou a perder no jogo com um golo logo no primeiro minuto de jogo, quando a curva de audiências ainda se encontrava em clara subida. Após o golo madrugador da Geórgia as audiências mantiveram o seu crescimento até ao intervalo, no entanto de forma menos acentuada.
Com o apito para o intervalo, verificou-se uma quebra das audiências, logo retomada assim que o árbitro apitou para a 2ª parte. As audiências na 2ª parte foram crescendo até às 21h15, altura em que a Geórgia marcou o seu 2º golo de grande penalidade. Após o 2-0 as audiências estabilizaram, no entanto o pico de audiência verificou-se já nos últimos 10 minutos da partida, por volta das 21h42, momento em que cerca de 3.8 milhões de portugueses estavam a ver o encontro na TVI.

Audiências minuto a minuto | Geórgia vs. Portugal

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos); Tipologia de audiência: Total Dia

Perfil jogos vs População: TVI

1º DERROTA DE PORTUGAL CAPTOU A ATENÇÃO DE VÁRIAS FAIXAS ETÁRIAS

Relativamente ao perfil do jogo transmitido pela TVI, o Geórgia x Portugal, registou um perfil muito idêntico aos dois jogos anteriores de Portugal. Com maior afinidade junto de um público masculino, de faixas etárias mais jovens (+45 anos) e classes sociais médias (B e C).

Perfil do Jogo vs População
Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos); Tipologia de audiência: Total Dia

Publicidade durante o jogo

INVESTIMENTOS NOS BREAKS PUBLICITÁRIOS

O top 10 de marcas que mais investiram no jogo de Portugal frente à Geórgia perfizeram um total de 40% dos investimentos publicitários em valores de tabela. Continente (um dos patrocinadores oficiais da Seleção Nacional), Booking e Alipay (dois dos patrocinadores oficiais do torneio) figuraram com as principais marcas que mais investiram neste jogo.

Top10 Marcas
Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Videotrack; Base: Total TV; Investimentos a valores de tabela nos breaks publicitários do jogo Geórgia x Portugal, na TVI