IMPACTO DAS AUDIÊNCIAS: RTP1 & SPORT TV1

Portugal x França (2 - 2) | 23-06-2021 | 20H00


Portugal está qualificado para os oitavos de final do EURO 2020. Num jogo impróprio para cardíacos e com os ouvidos no que se estava a passar no outro jogo do grupo, a Seleção Nacional arrancou um empate a duas bolas frente à França. No total, foram mais de 5.1 milhões de portugueses que responderam ‘sim’ à chamada para ver o jogo emitido pela RTP1, que registou uma audiência média de mais de 3.4 milhões de telespectadores, ou seja, 69.3% das pessoas que estavam a assistir naquele momento televisão no lar. É preciso recuar até ao período do EURO 2016, mais precisamente nos jogos dos quartos de final, meias-finais e final, para se encontrarem audiências semelhantes.

A Sport TV1 transmitiu o jogo em simultâneo, tendo atingido uma audiência média de 116 mil telespectadores e um share de 2.3%. O próximo jogo da Equipa das Quinas é já no próximo domingo (27 de junho) contra a Bélgica, em Sevilha.

DESDE 2016 QUE A RTP1 NÃO REGISTAVA UMA QUOTA DE SHARE TÃO ELEVADA

A RTP1 foi a estação líder de audiências no dia decisivo para a Seleção Nacional. A transmissão do jogo alavancou por completo as audiências da estação de televisão pública, que atingiu um share de 25.8%, mais 14.4 p.p. face à média de maio. A última vez que a RTP1 tinha ultrapassado este valor foi a 10 de julho de 2016, no dia da final do EURO 2016, que também opôs a Seleção Nacional aos gauleses. No dia de ontem, a SIC contou com um share de 17.3% e a TVI com 13.5%. A Sport TV1 voltou a subir neste indicador, alcançando 0.9%, mais 0.5 p.p. versus a média do mês de maio.

Período do jogo RTP1:
Audiência Total(#): 5.1 milhoes
Audiência Média(#): 3.5 milhões
Audiência Média(%): 36.6%
Share(%): 69.3%


Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 227 mil
Audiência Média(#): 116 mil
Audiência Média(%): 1.2%
Share(%): 2.3%

Veja aqui o ranking de jogos mais vistos do Euro 2020

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

COMPARATIVO DE AUDIÊNCIAS: 3.º JOGO DE PORTUGAL VS. EURO 2016 E MUNDIAL 2018


Se olharmos para as audiências das outras partidas disputadas por Portugal na 3.ª jornada da Fase de Grupos do EURO 2016 e do Mundial 2018, verificamos que o Portugal 2 x 2 França foi a mais vista das últimas competições. O jogo de ontem superou em +55% a audiência do Hungria x Portugal e em +10% a do Irão x Portugal, destacando-se também dos jogos das outras duas primeiras jornadas jogadas nestes torneios. De relembrar que o resultado apresentado reflete as audiências oficiais, registadas pelos audímetros no lar, não captando o visionamento fora de casa.

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

MINUTO-A-MINUTO: RTP1


O interesse dos portugueses pelo jogo revelou uma tendência crescente ao longo da sua emissão. O 1.º golo de grande penalidade de Cristiano Ronaldo deu um ligeiro impulso às audiências que foram crescendo até ao árbitro Mateu Lahoz apitar para o intervalo. Na 2.ª parte, foi também após o 2.º golo de Cristiano Ronaldo que as audiências voltaram a registar uma ligeira subida, mantendo-se estáveis até perto do apito final, altura em que se registou o pico máximo de audiências. Nesse minuto, mais de 4 milhões de portugueses estavam colados à RTP1 para verem os festejos de Portugal, que se apurou para os oitavos de final do EURO 2020.

Audiências minuto-a-minuto | Portugal x França


Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

PERFIL JOGOS VS POPULAÇÃO: RTP1


O perfil do telespectador português do jogo decisivo Portugal x França foi mais transversal comparativamente às outras partidas do torneio. Tanto mulheres como homens assistiram à partida, que registou afinidades positivas junto de faixas etárias mais novas – com 35 e mais anos.

Perfil do Jogo vs População


Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

PUBLICIDADE DURANTE O JOGO

Investimento nos breaks publicitários

O top 10 de marcas que mais investiram num dos jogos mais emocionantes jogos da competição perfizeram um total de 59% dos investimentos publicitários em valores tabela. Continente, patrocinadora oficial da Seleção Nacional, Booking.com e Tik Tok, ambas patrocinadoras oficiais do EURO 2020, destacaram-se como as principais marcas que investiram num dos últimos jogos da fase de grupos do europeu.

Top 10 Marcas

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Videotrack; Base: Total TV; Investimento a valores tabela nos breaks publicitários do jogo Portugal x França na RTP1