IMPACTO DAS AUDIÊNCIAS: TVI E SPORT TV1

Portugal x Alemanha (2 - 4) | 19-06-2021 | 17H00


A Seleção Nacional perdeu por 2-4 contra a Alemanha, num jogo a contar para a 2.ª jornada da fase de grupos do EURO 2020. A Equipa das Quinas até entrou a ganhar, com um golo de Cristiano Ronaldo, mas a seleção comandada por Joachim Low superiorizou-se e deu a volta ao resultado. Com este resultado, a qualificação para a fase seguinte ainda se mantém em aberto. A TVI emitiu a partida e atingiu um total de mais de 4 milhões de portugueses, a que correspondeu uma audiência média de 2 milhões e 668 mil telespectadores. O jogo registou ainda um share de 64.2%, tornando-se, até ao momento, a partida mais vista do torneio e o programa mais visto da televisão portuguesa em 2021. De referir também que a Sport TV1 transmitiu o jogo em simultâneo. Em média, mais de 139 mil portugueses sintonizaram-se no canal, que verificou um share de 3.4%.

TVI ATINGE O MELHOR RESULTADO DE SHARE DO ANO
A TVI foi a estação televisiva transmissora da partida e foi também a mais vista do dia. Com um share de 25%, a estação de Queluz registou o melhor resultado dos últimos tempos, aumentando a sua quota de share em mais 7.1 p.p. face ao último sábado (12 de junho). A última vez que a TVI registou uma quota de share igual ou superior a 25% foi a 7 de novembro de 2018 (share de 25.5%). A SIC foi o 2.º canal mais visto com um share de 15.7%, seguindo-se a RTP1 com 8%. Neste dia, a RTP1 registou os valores mais baixos do ano e é preciso recuar até abril de 2019 para encontrar um valor de share semelhante.


Período do jogo TVI:
Audiência Total(#): 4 milhões
Audiência Média(#): 2.7 milhões
Audiência Média(%): 28.2%
Share(%): 64.2%


Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 224 mil
Audiência Média(#): 139 mil
Audiência Média(%): 1.5%
Share(%): 3.4%

Veja aqui o ranking de jogos mais vistos do Euro 2020

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

COMPARATIVO DE AUDIÊNCIAS: 2.º JOGO DE PORTUGAL VS. EURO 2016 E MUNDIAL 2018

Se compararmos os resultados das audiências deste 2.º jogo com os de competições anteriores, verifica-se que este foi ligeiramente menos visto face ao 2.º jogo de Portugal no EURO 2016. Ainda assim, conseguiu superar a audiência média do 2.º jogo de Portugal no Mundial de 2018 em mais 20%. Nessa altura, a vitória de Portugal por 1x0 frente a Marrocos, foi transmitida a um dia de semana, às 13h, sendo que este período horário não beneficiou a transmissão da partida. Estes resultados demonstram que o interesse dos portugueses pelo EURO 2020 e, mais propriamente, pelos jogos da Equipa das Quinas, se mantém em alta.

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

MINUTO-A-MINUTO: TVI

Na análise ao minuto da vitória alemã sobre a Equipa das Quinas, registou-se uma tendência de audiências crescente ao longo da primeira parte. O golo de Cristiano Ronaldo, aos 15 minutos, deu um impulso às audiências da TVI que se estabilizaram na 2.ª parte. Ainda assim, o pico máximo deu-se já perto do apito final, momento em que a Seleção Nacional tentava diminuir a desvantagem para os seus oponentes. Nesse período, estavam colados à televisão mais de três milhões de portugueses.

Audiências minuto-a-minuto | Portugal vs Alemanha

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

PERFIL JOGOS VS POPULAÇÃO: TVI

O perfil da partida de Portugal revelou-se mais transversal, quando comparado com os restantes jogos da competição. Embora com um perfil ligeiramente mais masculino, o jogo captou a atenção de todos os portugueses, especialmente a partir dos 35 anos.

Perfil do Jogo vs População

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

PUBLICIDADE DURANTE O JOGO

Investimento nos breaks publicitários

Galp e MEO, patrocinadoras da Seleção Nacional, e TakeAway.com foram as marcas que mais investiram nos breaks publicitários no jogo que terminou em derrota para Portugal. O Top 10 desta tabela representa 63% do investimento total.

Top 10 Marcas

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Videotrack; Base: Total TV; Investimento a valores tabela nos breaks publicitários do jogo Portugal x Alemanha na TVI