Impacto das audiências: RTP1 & Sport TV1

Turquia x Portugal (0 - 3) | 22-06-2024 | 17H00

No sábado, dia 22 de junho, a RTP1 transmitiu o 2º jogo da caminhada de Portugal no europeu. A categórica vitória de Portugal sobre a Turquia, por 3-0, apura Portugal para a próxima fase e na 1ª posição do grupo. Com golos de Bernardo Silva (21´), AG de Akaydian (28') e Bruno Fernandes (56') o encontro alcançou uma audiência média de 2.6 milhões de telespetadores, a que correspondeu um share de 63.7%.

O jogo foi transmitido em simultâneo pela Sport TV1 e registou uma audiência média de 175 mil telespectadores, o que representou 3.0% dos portugueses que se encontravam a ver televisão, no lar, no horário do jogo.

Com esta transmissão, a RTP1 alavancou o seu share de audiências diário, liderando no total dia. Com mais 8.7 pontos percentuais face à média do mês de maio, atingindo 19.3% de share. O dia de sábado foi o 2º dia do ano que a RTP1 registou um share mais elevado, ultrapassado apenas, pelo dia 26 de maio em que verificou um share 19.9%. O dia 26 de maio foi o dia da final da Taça de Portugal entre o Porto e o Sporting.

Período do jogo RTP1:
Audiência Total(#): 3.9 milhões
Audiência Média(#): 2.6 milhões
Audiência Média(%): 27.2%
Share(%): 63.7%

Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 291 mil
Audiência Média(#): 175 mil
Audiência Média(%): 1.3%
Share(%): 3.0%


Veja aqui o ranking de jogos mais vistos do Euro 2024

Share Total Dia | 22 de junho 2024

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos); Tipologia de audiência: Total Dia

Comparativo de audiências: 2º jogo de Portugal no Euro 2024

2º JOGO DE PORTUGAL NO EURO 2024 VS. 2º JOGO DE PORTUGAL NO EURO 2016 E 2020

Comparando com os jogos da 2ª jornada dos euros 2016 e 2020, todos registam um nível de audiência média e share semelhantes. Contudo o jogo entre a Turquia e Portugal foi o que verificou menor audiência. Por se ter realizado num horário em que menos pessoas vêm televisão, o jogo que teve início às 17h, registou menor audiência do que o Portugal x Áustria do Euro 2016, jogo que foi transmitido mais tarde, às 20h.

Teve também uma audiência inferior ao Portugal x Alemanha do Euro 2020. Apesar de se ter realizado no mesmo dia da semana e no mesmo horário do que o Turquia x Portugal, o facto de o jogo ter sido frente à Alemanha, uma das favoritas à conquista, impulsionou as audiências do jogo.

Minuto-a-Minuto: RTP1

Na análise ao jogo ao minuto, verificou-se uma tendência crescente no que ao interesse dos portugueses pelo jogo diz respeito. Durante a 1º parte, verificou-se uma menor audiência tendo sido prejudicada pelo baixo nível de audiência registado nos primeiros minutos do encontro.

Apesar do resultado ao intervalo já estar dois a zero a favor de Portugal, vemos que os portugueses não deixaram de acompanhar e apoiar a Seleção Nacional. O pico de audiência ocorreu bem perto do apito final, momento em que mais de 3 milhões de portugueses estavam sintonizados na RTP1.

A 1º parte verificou uma audiência média de 2.3 milhões de telespetadores, enquanto a 2º parte verificou uma audiência média de 2.9 milhões de telespetadores.

Audiências minuto a minuto | Turquia vs. Portugal
Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos); Tipologia de audiência: Total Dia

Perfil jogos vs População: RTP1

2ª VITÓRIA DE PORTUGAL CAPTOU A ATENÇÃO DE VÁRIAS FAIXAS ETÁRIAS

Relativamente ao perfil do jogo transmitido pela RTP1, o Turquia x Portugal, registou um perfil muito idêntico ao 1º jogo de Portugal. Com maior afinidade junto de um público masculino, de faixas etárias mais jovens (+45 anos) e classes sociais médias (B e C).

Perfil do Jogo vs População
Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos); Tipologia de audiência: Total Dia

Publicidade durante o jogo

INVESTIMENTOS NOS BREAKS PUBLICITÁRIOS

O top 10 de marcas que mais investiram no jogo de Portugal frente à Turquia perfizeram um total de 53% dos investimentos publicitários em valores de tabela. Marcas como Continente, Visit Qatar e Lidl figuraram com as principais marcas que mais investiram neste jogo.

Top 10 Marcas

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Videotrack; Base: Total TV; Investimentos a valores de tabela nos breaks publicitários do jogo Turquia x Portugal, na RTP1