Jogos de Portugal lideram ranking de audiências

Três anos após a última edição, em virtude do adiamento do Euro 2020 para o ano de 2021 devido à pandemia de COVID-19, o Euro 2024 teve início no passado dia 14 de junho. Ao contrário do Euro 2020, que foi disputado em 11 cidades europeias espalhadas por vários países, a UEFA decidiu atribuir à Alemanha a realização do Euro 2024. O jogo de abertura, que se realizou no Allianz Arena em Munique, entre Alemanha e a Escócia teve transmissão na RTP1. Em média, assistiram ao jogo 1 milhão e 577 mil telespetadores, tendo sido, até ao momento o 5º jogo mais visto da competição em canal aberto.

Com o fim da fase de grupos, já possível observar o impacto do torneio no nível de audiências. Em comparação com os dois europeus anteriores, podemos verificar que o Euro 2024 é o que verifica audiências mais elevadas.

Se analisarmos apenas os jogos de Portugal, vemos que a audiência média foi superior a 3 milhões de telespetadores (vs. 2.8 milhões de telespetadores que se registou no Euro 2016 e no Euro 2020).

Tal como se verificou nos jogos de Portugal, nos jogos onde a Seleção Nacional não participou, também se registou níveis de audiência superiores. Em média de 1.4 milhões de telespetadores viram os jogos do Euro 2024 onde Portugal não participou (vs. cerca de 1 milhão de telespetadores registados nos Euros 2016 e 2020).

Jogos de Portugal são os mais vistos do torneio, tanto em canal aberto, como na Sport TV

Os jogos de Portugal foram os mais vistos do Euro 2024, até ao momento. O Portugal x Chéquia (20h), que teve transmissão na SIC, alcançou uma audiência total de 5.3 milhões de telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 3.4 milhões de telespetadores um share 62.8%. Apesar de Portugal já ter garantido o apuramento para a próxima fase e o 1º lugar do grupo frente à Turquia, o último jogo da fase de grupos frente à Geórgia ficou na 2ª posição dos jogos mais vistos em canal aberto. A derrota de Portugal registou uma audiência total 5.2 milhões de telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 3.2 milhões de telespetadores e um share de 62.4%

Dos três encontros da fase de grupos de Portugal, o encontro frente à Turquia foi o que verificou uma audiência média mais baixa. O horário do jogo (que se realizou no sábado dia 22 de junho às 17h) foi a principal razão para este ter sido o jogo de Portugal foi o que verificou um share mais elevado (63.7%). Isto significa que apesar de menos pessoas terem assistido ao jogo, entre as pessoas que estavam a ver tv, a percentagem de telespetadores que estavam a acompanhar o jogo foi superior.

Os jogos de Portugal são também os mais vistos, na Sport TV. Neste caso, nota para a troca de posição com o Turquia x Portugal a ocupar a 2ª posição e o Geórgia x Portugal a surgir na 3ª posição. Se excluirmos os jogos de Portugal, vemos que o jogos entre os Países Baixos e a França foi o mais visto no canal de subscrição, com uma audiência média de 162 mil telespetadores e um share de 3.6%.

Top 10 Jogos Euro 2024 | Canais Generalistas
Top 10 Jogos Euro 2024 | Sport TV1

RTP1 e SIC verificaram um crescimento do share durante a fase de grupos

RTP1, SIC e TVI dividiram a transmissão dos jogos da fase de grupos do Euro 2024 em sinal aberto. A TVI foi o canal que transmitiu menos jogos nesta fase, apenas dois jogos, onde se inclui o Sérvia x Inglaterra e o Portugal x Geórgia, tendo sido o único canal FTA que registou uma diminuição de share face à média do mês de maio. A estação pública, que ao todo transmitiu 7 jogos e a SIC, que transmitiu 3 jogos foram os canais que mais aumentaram face à média do mês de maio, com ambos os canais verificaram um crescimento de +1.5p.p.

Destaque ainda para a Sport TV1, que também tem beneficiado da transmissão dos jogos da fase de grupos do Euro 2024. Durante o período do europeu, o canal de subscrição, que transmitiu 30 dos 30 jogos da fase de grupos, aumentou a sua audiência média e o share (+1.0p.p.) face à média do mês de maio.

Analisando o evolutivo de share no período do europeu é visível o impacto nas audiências nos dias em que Portugal joga, com os canais que transmitiram os jogos a aumentarem o seu share, liderando as audiências nesse dia. Destaque para a SIC, que no dia em que transmitiu a sofrida vitória sobre a Chéquia, registou um resultado histórico de share (26.6%). Também a TVI atingiu o melhor resultado desde 2017 no dia da emissão do Geórgia x Portugal com 27.1% de share

Publicidade durante os jogos da fase de grupos em canal aberto

O top10 de marcas que mais investiram, a valores de tabela, nos intervalos dos jogos do Euro 2024, de 14 a 26 de junho em canal aberto, perfizeram um total de 34% dos investimentos publicitários.

Euro 2024, Continente (um dos patrocinadores oficiais da Seleção Nacional) e a BYD (um dos patrocinadores oficiais do torneio) destacam-se como as marcas que mais investiram nos jogos do Euro em canal aberto.

Top 10 Marcas - Fase de grupos | RTP1, SIC e TVI
Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Videotrack; Base: Total TV; Investimentos a valores de tabela nos breaks publicitários dos jogos da fase de grupos na RTP1, SIC e TVI

Perfil do telespectador português nos jogos do EURO 2024 transmitidos em sinal aberto vs. Jogos genéricos de Futebol em canal aberto

Perfil do telespetador dos jogos de Portugal no Euro 2024 é mais transversal em termos de género e idade quando comparado com o perfil de quem vê os jogos do Euro 2024 sem Portugal.

Os jogos do Euro em que Portugal não participa são aqueles que apresentam um perfil mais masculino e mais velho, ainda mais do que as transmissões genéricas de futebol em canal aberto. Nestas transmissões genéricas inclui-se os jogos das equipas portuguesas nas competições europeias, significando que sempre que joga Portugal ou uma equipa portuguesa o perfil do jogo é mais transversal do que nos jogos em que não participa nenhuma equipa a representar Portugal.