Jogos de Portugal lideram ranking de audiências

Com um ano de atraso e em virtude da pandemia de COVID-19 espalhada por todo o mundo, o EURO 2020 deu o seu pontapé de saída a 11 de junho de 2021. Este ano, não houve apenas um país anfitrião da competição, mas sim 11 cidades europeias que dividiram entre si os 36 jogos da fase de grupos. O jogo de abertura do torneio aconteceu em Roma, numa partida transmitida pela TVI que opôs a Turquia à Itália. Em média, assistiram ao jogo 1 milhão 369 mil telespectadores, tendo sido este, até ao momento, o 5.º jogo mais visto da competição.


Desde esse dia foram disputados os restantes jogos da fase de grupos, sendo notória a preferência entre as audiências dos jogos da Seleção Nacional vs. as restantes equipas, pela visualização das partidas de Portugal. Em termos de audiência média, as audiências dos jogos de Portugal na Fase de Grupos estão em linha comparativamente ao último EURO (2 809 000 em 2021 vs. 2 812 000 em 2016) e foram superiores face ao último mundial em +3%. Os jogos em que não participa a Seleção Nacional também ganharam mais adeptos comparativamente às competições anteriores.


Neste EURO, a audiência média dos jogos em sinal aberto aumentou +1% face a 2016 e +58% face ao Mundial 2018. O aconselhamento do governo para que os cidadãos mantenham o distanciamento social em virtude da pandemia, pode ter ajudado a alavancar estes valores, numa competição que suscita sempre muito interesse na população portuguesa.

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

Portugal x França é o programa mais visto de 2021

Até ao momento, os três jogos da Seleção Nacional são os mais vistos do EURO 2020. Transmitido pela RTP1 e com uma audiência média de mais de 3.4 milhões de telespectadores, o Portugal x França foi o programa mais visto da televisão portuguesa desde a final do EURO 2016. Seguiu-se a derrota frente à Alemanha num jogo emitido pela TVI que registou uma audiência média de 2.7 milhões de telespectadores e um share de 64.2%.De destacar também o jogo de estreia da Seleção Nacional frente à Hungria, transmitido pela SIC, A vitória por três bolas a zero foi vista, em média, por 2.3 milhões de portugueses a que correspondeu um share de 67.8%. O empate sem golos da Espanha frente à Suécia e o jogo de abertura que opôs a Turquia à Itália fecham o top 5 dos mais vistos até ao momento.

Nos canais Sport TV, o destaque vai para os jogos do grupo de Portugal, sendo que a partida que opôs a França à Alemanha foi a mais vista. A vitória dos gauleses registou uma audiência média de 158 mil telespectadores e um share de 3.3%.Na segunda posição esteve a derrota portuguesa frente à Alemanha e a fechar a contagem dos mais vistos ficou a transmissão do Hungria x Portugal.

Top 10 Jogos EURO 2020 | Canais generalistas
Top 10 Jogos EURO 2020 | Sport TV1
Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos); Top de programas ordenado por Audiência Média (‘000).
Tipologia de audiência: Total Dia

TVI, RTP1 e SIC aumentam o seu share no período da Fase de Grupos do EURO 2020

TVI, SIC e RTP1 dividiram a transmissão dos jogos da Fase de Grupos do EURO 2020 em sinal aberto. A SIC foi o canal que menos jogos transmitiu nesta fase, apenas dois, onde se incluiu o Hungria x Portugal, mas conseguiu aumentar a sua quota de share face à média do mês de maio em + 0.5 p.p. chegando aos 20.7% A TVI foi a estação de televisão que mais jogos emitiu. Neste caso, foram oito os jogos transmitidos onde se incluiu a derrota de Portugal frente à Alemanha. Neste período, a estação de Queluz aumentou a sua quota de share em +0.2 p.p. versus a média de maio, beneficiando da transmissão de vários jogos da competição. A RTP1, canal, que emitiu três jogos da fase de grupos, onde se incluiu o Portugal x França, viu aumentar o seu share de audiências em +0.4 p.p. face à média de maio. No dia do jogo decisivo para a Seleção Nacional, a estação de televisão pública registou a melhor quota de share desde o dia da final do EURO 2016.

Destaque também para a Sport TV1, que também tem beneficiado da transmissão dos jogos da Fase de Grupos do EURO 2020. Neste período, o canal por subscrição aumentou a sua audiência média versus o período da fase de grupos do Mundial 2018 em +26% e em +9% face ao período da fase de grupos do EURO 2016.

Analisando o evolutivo de share no período do europeu, é visível o impacto nas audiências nos dias em que Portugal joga, com os canais que transmitiram os jogos a aumentarem o seu share, liderando as audiências nesse dia. Destaque para a SIC, que no dia em que transmitiu a goleada portuguesa sobre a Hungria, registou um resultado histórico de share (31.5%). Também a TVI atingiu o melhor resultado desde 2018 no dia da emissão do Portugal x Hungria (25.9% de share) e a RTP1 o melhor resultado desde 2016, ao ter alcançado um share de 25.8%.

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

Publicidade durante a Fase de Grupos

A marca Continente, patrocinadora oficial da Seleção Nacional, foi a que mais investiu nos breaks publicitários dos jogos da Fase de Grupos do EURO 2020, representando um peso de 4% face ao investimento total, desde o arranque da competição. Neste top 10, destaque também para outras marcas patrocinadoras de competições da FPF, como a Galp, Vodafone, MEO, BPI e Placard que totalizam um peso de 17% face o investimento total.
Ainda sobre este ranking, de destacar a presença da Volkswagen, Takeaway.com e Tik Tok, patrocinadoras do EURO 2020. Esta é, aliás, a primeira vez que uma rede social patrocinadora do evento entra no top de marcas que mais investem nos breaks de um EURO ou Mundial, o que demostra uma aposta e um posicionamento diferenciador por parte destas plataformas em captar novos utilizadores.

O Top 10 de marcas que mais investiu em valores tabela nos breaks publicitários nos jogos da Fase de Grupos do europeu, representa 34% do total do mercado publicitário.

Top 10 Marcas - Fase de grupos | TVI, RTP1 e SIC

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Videotrack; Base: Total TV; Investimento a valores tabela nos breaks publicitários dos jogos da fase de grupos na TVI, RTP1 e SIC.

Perfil do telespectador português nos jogos do EURO 2020 transmitidos em sinal aberto vs. Jogos genéricos de Futebol em canal aberto

O perfil do telespectador nos jogos de Portugal no EURO 2020 tem sido mais transversal em termos de género e idade, quer face aos restantes jogos desta competição, quer no comparativo com as transmissões de jogos de futebol de outras competições.

Já os jogos em que a Equipa das Quinas não participa, têm revelado um perfil intermédio. Isto é, embora tenham um perfil mais masculino face aos jogos de Portugal, revelam ainda uma maior transversalidade comparativamente às transmissões genéricas de futebol.

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia