IMPACTO DAS AUDIÊNCIAS: RTP1 E SPORT TV1

Portugal x França (1 - 0) | 10-07-2016 | 20H00


Com transmissão em direto na RTP1 pelas 20 horas, mais de 5,4 milhões de telespectadores seguiram o encontro entre Portugal e França, a que correspondeu uma audiência média de 3,7 milhões e um share de 81.2% para o canal durante o período de jogo.
Neste dia não foi apenas Portugal que se sagrou campeão. A RTP1 registou o valor de share mais elevado de 2016, após apresentar um share total dia de 38.4% - um aumento de share de +24.2 pontos percentuais face à média do mês de maio. Com SIC e TVI a verificarem um share em torno dos 12%, o canal público liderou claramente o share dos canais abertos neste dia.
A vitória portuguesa teve transmissão em simultâneo na Sport TV1, com perto de 49 mil telespectadores a preferirem seguir o encontro através do canal desportivo. Este registou um share de 1.1% durante este horário e um total dia de 0.7%.




Período do jogo RTP1:
Audiência Total(#): 5,4 milhões
Audiência Média(#): 3,7 milhões
Audiência Média(%): 38
Share(%): 81.2


Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 143 mil
Audiência Média(#): 49 mil
Audiência Média(%): 0.5
Share(%): 1.1

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos). Audiências Live.

CONFRONTO COM CAMPEONATOS ANTERIORES EM CANAL ABERTO

Jogo frente à França com audiência mais elevada do que finais anteriores

Ao fim de 12 anos, a Seleção Portuguesa voltou a estar presente na final de um Campeonato Europeu de Futebol. No comparativo com a edição de 2004, em que Portugal perdeu o título para a Grécia ao ser derrotado por uma bola, o jogo de ontem frente à França registou uma audiência média ligeiramente mais elevada, mas um share inferior. Já as finais de 2008 e 2012 apresentaram audiências mais baixas, a rondar os 2 milhões de telespectadores, devido à ausência da seleção nacional das mesmas. De notar que as finais de todas as edições decorrem sempre ao domingo, pelas 20 horas, não tendo portanto influência nas audiências dos jogos.

Confronto com campeonatos anteriores em canal aberto
Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos). Audiências Live.

MINUTO-A-MINUTO: RTP1

Apito final assistido por 4,4 milhões

Na análise minuto-a-minuto do jogo Portugal x França verifica-se uma audiência constante durante todo o encontro. Os portugueses começaram a juntar-se ao ecrã durante aa cerimónia de encerramento do campeonato e ao apito inicial, às 20h00, já mais de 3 milhões de telespectadores estavam sintonizados na RTP1.
Este valor apresentou-se poucas variações ao longo do período de jogo, tendo sido durante o prolongamento que se verificou a audiência média mais elevada. Os portugueses sempre acreditaram na vitória e o golo de Éder aos 109 minutos impulsionou as audiências para valores máximos, com mais de 4,3 milhões de telespectadores a assistirem ao apito final e à festa de comemoração do título europeu.

Audiências minuto-a-minuto do jogo Portugal vs França
Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos). Audiências Live.

PERFIL JOGOS VS POPULAÇÃO: RTP1



Em termos de perfil dos telespectadores que assistiram à final do Campeonato da Europa, verifica-se uma predominância do público de classe social média e de idade acima dos 45 anos, sendo transversal no que diz respeito ao género.

Perfil do jogo vs População
Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos). Audiências Live.

PUBLICIDADE DURANTE O JOGO

Investimento nos breaks publicitários

Hyundai foi a marca com maior volume de investimento publicitários nos breaks publicitários do jogo da final do Euro 2016. Segue-se Continental na 2.ª posição, ambas patrocinadoras oficiais da competição. Turkish Airlines fecha o top 10 das marcas com maior investimento neste encontro.

Top 10 Marcas - Jogo Portugal x França - RTP1
Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Videotrack; Base: Total TV; Investimento a valores tabela nos breaks publicitários do jogo Portugal x França na RTP1.