IMPACTO DAS AUDIÊNCIAS: RTP1 E SPORT TV1

Portugal x País de Gales (2 - 0) | 06-07-2016 | 20H00


Transmitido em direto a partir de Lyon, o jogo entre Portugal e País de Gales foi acompanhado através da RTP1 por um total de 5,6 milhões de telespectadores, a que correspondeu uma audiência média de 3,7 milhões, ou seja, perto de 80% da população portuguesa que via televisão no lar no período do jogo. Este foi assim o encontro que registou o valor de audiência média mais elevado do campeonato, alcançando a 1.ª posição do ranking dos programas mais vistos de 2016 até ao momento.
Tal como tem sido habitual nos dias em que a equipa das quinas entra em ação, a RTP1 liderou os canais abertos em termos de share, registando um share total dia de 32.7% - um crescimento de +18.5 pontos percentuais face à média do mês de maio. Por outro lado, SIC e TVI apresentaram shares inferiores a 18%.



Período do jogo RTP1:
Audiência Total(#): 5,6 milhões
Audiência Média(#): 3,7 milhões
Audiência Média(%): 38.3
Share(%): 79.5


Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 102 mil
Audiência Média(#): 43.5 mil
Audiência Média(%): 0.4
Share(%): 0.9

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos). Audiências Live.

CONFRONTO COM CAMPEONATOS ANTERIORES EM CANAL ABERTO

Jogos de Portugal das meias-finais com audiências próximas

Foi a 3.ª presença da Seleção Portuguesa nas meias-finais de um campeonato europeu desde 2004. Curiosamente, verifica-se muitas semelhanças nos três encontros – não só decorreram no mesmo dia de semana e no mesmo período horário, como também registaram audiências médias bastante similares, próximas dos 3,8 milhões de telespectadores. Em termos de share, verificou-se sempre um valor superior a 75%, mas foi a vitória da equipa das quinas por 2-1 frente à Holanda em 2004 que registou o valor mais elevado.

Confronto com campeonatos anteriores em canal aberto
Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos). Audiências Live.

MINUTO-A-MINUTO: RTP1

Apito final visto por 4,5 milhões

A análise minuto-a-minuto do jogo entre portugueses e galeses mostra uma audiência média relativamente constante ao longo de todo o período de jogo. Com a chegada dos portugueses a casa, a 2.ª parte registou uma audiência mais elevada, com quase 5 milhões de telespectadores a assistirem ao apito final.

Audiências minuto-a-minuto do jogo Portugal vs País de Gales
Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos). Audiências Live.

PERFIL JOGOS VS POPULAÇÃO: RTP1



No que diz respeito ao perfil dos telespectadores que assistiram ao encontro, uma vez mais verifica-se um maior equilíbrio em termos de género e idade nos jogos com participação dos portugueses face aos restantes.
Ainda assim, destaque para o público da classe social média e de idade acima dos 55 anos.

Perfil do jogo vs População
Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos). Audiências Live.

PUBLICIDADE DURANTE O JOGO

Investimento nos breaks publicitários

Turkish Airlines voltou a ser a marca com maior volume de investimento a valores tabela nos breaks publicitários do encontro entre Portugal e País de Gales. Segue-se NOS e McDonald's nas duas posições seguidos. Destaque ainda para a presença das patrocinadoras da seleção no top 10 - MEO e Continente.

Top 10 Marcas - Jogo Portugal x País de Gales - RTP1
Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Videotrack; Base: Total TV; Investimento a valores tabela nos breaks publicitários do jogo Portugal x País de Gales na RTP1.