IMPACTO DAS AUDIÊNCIAS: RTP1 E SPORT TV1

Polónia x Portugal (1 - 1) [3-5 em g.p.] | 30-06-2016 | 20H00


O jogo entre Polónia e Portugal entrou diretamente para o primeiro lugar do ranking dos jogos mais vistos com uma audiência total de 6 milhões de telespectadores, a que correspondeu uma audiência média superior a 3,6 milhões e um share de 73.1% para a RTP1 no período do jogo.
A transmissão do encontro neste dia deu assim a liderança ao canal público em termos de share ao registar um share total dia de 37.2%, o que representa um crescimento de +23 pontos percentuais face à média do mês de maio. Desta forma, este voltou a ser um dia de recordes para a RTP1, que obteve o share total dia mais elevado de 2016 ao transmitir o programa mais visto do ano até à data.



Período do jogo RTP1:
Audiência Total(#): 5,9 milhões
Audiência Média(#): 3,6 milhões
Audiência Média(%): 37.4
Share(%): 73.1


Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 193 mil
Audiência Média(#): 104 mil
Audiência Média(%): 1.1
Share(%): 2.1

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos). Audiências Live.

CONFRONTO COM CAMPEONATOS ANTERIORES EM CANAL ABERTO


A presença da Seleção Portuguesa nos quartos-de-final de um Campeonato Europeu já tem sido uma constante na história da seleção e os portugueses mostram-se cada vez mais interessados em acompanhar e apoiar a seleção. No comparativo com as duas últimas edições da competição, verifica-se com o jogo frente à Polónia foi o que registou uma audiência média mais elevada, ultrapassando assim a audiência registada em 2008, quando a seleção nacional foi eliminada pela Alemanha ao perder por 3-2, e a vitória por 1-0 frente à República Checa em 2012.
De notar que os jogos não diferenciaram em termos de horários de transmissão: todos eles decorreram à quinta-feira, por volta das 20 horas.

Confronto com campeonatos anteriores em canal aberto
Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos). Audiências Live.

MINUTO-A-MINUTO: RTP1

Grandes penalidades com audiências máximas

Através da análise minuto-a-minuto do encontro entre Polónia e Portugal verifica-se uma audiência média constante ao longo de todo o jogo. Ao apito inicial já perto de 3 mil telespectadores estavam colados à televisão e até ao final da 2.ª parte o número foi crescendo.
No prolongamento, verificou-se uma ligeira quebra de audiências, mas os telespectadores voltaram para acompanhar as grandes penalidades, onde se registaram as audiências mais elevadas do encontro.

Audiências minuto-a-minuto do jogo Polónia vs Portugal
Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos). Audiências Live.

PERFIL JOGOS VS POPULAÇÃO: RTP1



Uma vez mais o jogo foi acompanhado sobretudo pelos homens, embora seja visível um interesse das mulheres pelos jogos da Seleção Nacional. Em termos de idade, foi o jogo mais equilibrado até ao momento. Ainda assim, nota-se uma predominância dos telespectadores com idade acima dos 45 anos.

Perfil do jogo vs População
Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos). Audiências Live.

PUBLICIDADE DURANTE O JOGO

Investimento nos breaks publicitários

Coca-Cola e Continental foram as marcas patrocinadoras do Euro 2016 com maior destaque em termos de investimento publicitário durante o jogo Polónia x Portugal. Também NOS mantém elevadores volumes de investimento, com valores acima dos 130 mil euros (valores tabela).

Top 10 Marcas - Jogo Polónia x Portugal - RTP1
Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Videotrack; Base: Total TV; Investimento a valores tabela nos breaks publicitários do jogo Polónia x Portugal na RTP1.