IMPACTO DAS AUDIÊNCIAS: RTP1 E SPORT TV1

Hungria x Portugal (3 - 3) | 22-06-2016 | 17H00


Hungria e Portugal deram o pontapé de saída às 17 horas no Estádio de Lyon. Cerca de 76% da população que se encontrava a ver televisão em casa neste horário ligaram-se à RTP1 para acompanhar o jogo em direto, o que correspondeu a uma média de 2 milhões de telespectadores ao ecrã. O empate de Portugal foi o jogo da fase de grupos da seleção nacional que apresentou a audiência mais baixa, prejudicado pela hora de transmissão. Ainda assim, foi o programa mais visto do dia.O encontro foi transmitido em simultâneo pela Sport TV1, com uma média de 81 mil telespectadores a preferir o canal desportivo para ver o jogo.

Com este jogo, a RTP1 teve um dia particularmente benéfico em termos de share. O canal público liderou os canais free-to-air com um share total de 28.2%, um crescimento de +14 pontos percentuais face à média do mês de maio.



Período do jogo RTP1:
Audiência Total(#): 3,8 milhões
Audiência Média(#): 2,2 milhões
Audiência Média(%): 22.8
Share(%): 76.1


Período do jogo Sport TV1:
Audiência Total(#): 136 mil
Audiência Média(#): 81 mil
Audiência Média(%): 0.8
Share(%): 2.8

Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos). Audiências Live.

CONFRONTO COM CAMPEONATOS ANTERIORES EM CANAL ABERTO



No comparativo com o 3.º jogo da fase de grupos nos últimos campeonatos da Europa, o encontro frente à Hungria foi mesmo o que apresentou uma audiência média mais baixa. No entanto, é importante ter em atenção o horário de transmissão, sendo este último jogo o único que decorreu durante a semana e que coincidiu com o período laboral. Consequentemente, muitos portugueses acompanharam o jogo fora de casa e através de outras plataformas, não sendo esse consumo contabilizado.

Confronto com campeonatos anteriores em canal aberto
Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos). Audiências Live.

MINUTO-A-MINUTO: RTP1

A análise minuto-a-minuto mostra um crescimento do n.º de telespectadores ao longo de todo o período de jogo, um reflexo do fim do horário laboral para muitos portugueses e a chegada a casa.
O interesse dos portugueses aumentou com os golos marcados por ambas as seleções no início da 2.ª parte, interesse esse que se prolongou até ao minuto final em que se registou o pico máximo de audiência – mais de 3 milhões de telespectadores.

Audiências minuto-a-minuto do jogo Hungria vs Portugal
Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos). Audiências Live.

PERFIL JOGOS VS POPULAÇÃO: RTP1



O jogo foi acompanhado sobretudo pelos homens, de idade acima dos 45 anos, mostrando igualmente maior afinidade com os telespectadores de classe social média.

Perfil do jogo vs População
Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Telereport; Base: FTA+PayTV; Alvo: Universo (4+ anos). Audiências Live.

PUBLICIDADE DURANTE O JOGO

Investimento nos breaks publicitários

NOS foi a marca com maior investimento publicitário a valores tabela nos breaks publicitários do jogo entre Hungria e Portugal. Turkish Airlines e McDonald's, patrocinadoras oficiais do campeonato, ocuparam as duas posições seguintes respetivamente.

Top 10 Marcas - Jogo Hungria x Portugal - RTP1
Elaborado por Insight / IPG Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - MMW, Videotrack; Base: Total TV; Investimento a valores tabela nos breaks publicitários do jogo Hungria x Portugal na RTP1.