Jogos de Portugal com uma audiência média de mais de 3 milhões

31 dias após ter marcado presença no jogo inaugural do EURO 2020 (11 de junho), a Itália sagrou-se a grande vencedora da competição pela 2.ª vez na sua história. Num Europeu com um formato diferente do habitual, onde os jogos se dividiram por 11 cidades europeias, os italianos mantiveram-se consistentes durante toda a prova, levantando o troféu em Wembley, cidade que recebeu os jogos decisivos da competição.

À semelhança do EURO 2016, foram 51 as partidas disputadas e, por conseguinte, existiu um maior número de partidas cujo horário de transmissão coincidiu com o período laboral, o que influenciou as audiências de alguns jogos. No global, no total de 25 jogos transmitidos em sinal aberto, registou-se uma audiência média por jogo superior a 1.4 milhões de telespectadores, aumentando para mais de 3 milhões se olharmos só para os jogos onde participou a Equipa das Quinas.

No comparativo com as últimas duas grandes competições de Seleções, verifica-se que o Mundial de 2018 foi o que apresentou audiências inferiores, tanto no acumulado das transmissões dos jogos de Portugal, como no total das emissões da competição. O EURO 2020, disputado num contexto pandémico onde ainda reinou o distanciamento social, registou audiências ligeiramente inferiores ao EURO 2016, competição ganha por Portugal. A saída prematura da Seleção Portugal no EURO 2020, influenciou as audiências televisivas nas últimas fases do torneio.

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

Jogos de Portugal são os mais vistos de toda a competição


O jogo que ditou o afastamento da Seleção Nacional de futebol do EURO 2020 foi o mais visto do EURO 2020 e o mais visto dos últimos anos. Nesse dia, uma média de mais de 3.8 milhões de portugueses colaram-se na TVI a que correspondeu um share de 69.9%. Seguiu-se o último jogo da fase de grupos de Portugal frente à França, numa partida vista em média por mais de 3.4 milhões de telespectadores. A completar o top 3 de jogos mais vistos, está a derrota portuguesa frente à Alemanha. A TVI foi a estação emissora da partida que atingiu uma audiência média de cerca de 2.7 milhões de telespectadores.
Destaque também para o jogo da final que entrou diretamente no top 5 dos mais vistos. A vitória italiana frente à Inglaterra atingiu mais de 4.5 milhões de portugueses, a que correspondeu uma audiência média de cerca de 2.3 milhões de telespectadores.

Nos canais Sport TV, o destaque vai para os jogos da seleção gaulesa e de Portugal, sendo que a partida a contar para a 1.ª jornada do grupo F que opôs a França à Alemanha foi a mais vista. A vitória dos gauleses por 1x0 registou uma audiência média de 158 mil telespectadores e um share de 3.3%. Na segunda posição esteve a derrota da França nas grandes penalidades frente à Suíça e a completar o top 3 dos mais vistos ficou a partida Portugal x Alemanha.

Top 10 Jogos EURO 2020 | Canais generalistas
Top 10 Jogos EURO 2020 | Sport TV1
Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

RTP1 foi o único canal FTA transmissor de jogos do EURO 2020 a aumentar o seu share


No período do EURO 2020 (11 junho a 11 de julho), a RTP1 foi o único canal aberto a aumentar a sua quota de share face a maio. A estação de televisão pública agregou um share de 11.6%, mais 0.2 p.p. versus maio. Ainda assim, ficou longe das principais concorrentes – a 8.4 pontos percentuais de distância da SIC e a 5.6 da TVI. Findo este período, a SIC liderou com 20%, seguindo-se a TVI com 17.2%.
Destaque também para a Sport TV1, que também beneficiou da transmissão dos EURO 2020. No período da competição, o canal por subscrição aumentou a sua audiência média versus o período da do Mundial 2018 em +29% e em +10% face ao período do EURO 2016.


Analisando o evolutivo de share no período do europeu, é visível o impacto nas audiências nos dias em que Portugal participou, com os canais que transmitiram os jogos a aumentarem o seu share, liderando as audiências nesse dia. Destaque para a SIC, que no dia em que transmitiu a goleada portuguesa sobre a Hungria, registou um resultado histórico de share (31.5%). Também a TVI atingiu o melhor resultado do ano (26.4%) no dia em que transmitiu o jogo Bélgica x Portugal, que eliminou os campeões em título na altura. A RTP1 também alcançou o melhor resultado dos últimos anos no dia em que emitiu o emocionante jogo Portugal x França. Destaque ainda para o dia 6 de julho, em que a TVI emitiu o jogo Itália x Espanha a contar para as meias-finais e para o dia decisivo da competição - 11 de julho, ganho pela RTP1.

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

Como foram os telespectadores do EURO 2020?


O perfil do telespectador nos jogos de Portugal no EURO 2020 foi mais transversal em termos de género e idade, quer face aos restantes jogos desta competição, quer no comparativo com as transmissões de jogos de futebol de outras competições.
Nos desafios em que a Seleção Nacional não participou, têm revelado um perfil intermédio. Isto é, embora tenham um perfil mais masculino face aos jogos de Portugal, revelam, ainda que ligeiramente, uma maior transversalidade comparativamente às transmissões genéricas de futebol.

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

Continente, Takeaway.com e LIDL foram os campeões dos investimentos a valores tabela nos breaks publicitários do EURO 2020


A marca Continente, patrocinadora oficial da Seleção Nacional, foi a que mais investiu nos breaks publicitários dos jogos do EURO 2020, representando um peso de 5% face ao investimento total, desde o arranque da competição. Neste top 10, destaque também para outras marcas patrocinadoras de competições da FPF, como o BPI, Vodafone e MEO, que totalizam um peso de 13% face ao investimento total. Ainda sobre este ranking, de destacar a presença de Takeaway.com, Volkswagen, Booking.com e UEFA, patrocinadoras do EURO 2020.

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Videotrack; Base: Total TV; Investimento a valores tabela nos breaks publicitários dos jogos do EURO 2020 na TVI, RTP1 e SIC.