ANTEVISÃO: PORTUGAL ENTRA EM CAMPO PARA DEFENDER TÍTULO NO EURO 2020

ANTEVISÃO: PORTUGAL ENTRA EM CAMPO PARA DEFENDER TÍTULO NO EURO 2020


Portugal, junho de 2021. A Seleção Nacional de futebol vai estar presente pela 7.ª vez numa fase final do Euro e pela primeira vez, entra como detentora do título. A equipa comandada por Fernando Santos deu boas indicações nos jogos de preparação transmitidos pela RTP1 e vai começar a competição determinada para manter a taça em Portugal.

A emissão dos últimos jogos amigáveis de Portugal frente à Espanha e Israel captaram o interesse dos portugueses. Em termos de perfil, estes últimos jogos de Portugal foram vistos tanto por homens como mulheres, com idades desde os mais jovens aos mais velhos. E é esta transversalidade que acaba por ser um incentivo para as marcas, que aproveitam o interesse do público para reforçar o apoio à Seleção através de campanhas relacionadas, quer de forma direta pelos patrocinadores oficiais do evento, quer das restantes marcas de diferentes categorias que aproveitam o momento para captar a atenção dos consumidores.






Retrospetiva das audiências televisivas nas últimas grandes competições de futebol

Na análise às edições anteriores, verifica-se que as audiências televisivas estão algo dependentes da prestação da Seleção Nacional, bem como o cariz decisivo do jogo. Assim, se analisarmos em retrospetiva as duas últimas grandes competições, percebe-se que a presença da equipa portuguesa nos jogos, quase que duplica a audiência média da transmissão dos mesmos.

No Europeu de França, em 2016, a RTP1 foi o único canal de televisão aberto a transmitir os jogos da competição, que no final culminou com a consagração inédita de Portugal como Campeão da Europa. Durante o período da competição, a RTP1 aproximou os seus valores de share da TVI, líder na altura. A prestação da equipa foi aumentando o entusiasmo e as audiências em torno da competição, em especial os decisivos para a equipa nacional, culminando com uma performance histórica tanto para a Seleção, como para a estação pública.

Em 2018, SIC e RTP1 repartiram esforços na transmissão dos jogos do Mundial, que terminou relativamente cedo para a Equipa das Quinas. Eliminados nos oitavos de final pelo Uruguai, a audiência média dos jogos em que participou Portugal atingiu mais de 2.7 milhões de telespectadores, algo distante dos 3.2 registados no vitorioso Euro 2016. O interesse dos portugueses pelos restantes jogos também foi inferior ao registado em 2016, pela maior disparidade nos períodos de transmissão das partidas do Mundial, uma vez que o pontapé de saída de vários jogos se deu às 14 horas. Mesmo com a transmissão dos jogos do Mundial, a TVI manteve a liderança nesse período da competição.

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GfK reproduzidos em Mediamonitor - YUMI, Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos)
Tipologia de audiência: Total Dia

TVI, RTP1 e SIC dividem entre si a transmissão de 25 jogos do EURO 2020

Os três principais canais generalistas portugueses partilham os direitos de transmissão televisiva dos jogos da Seleção Nacional no Euro 2020. A TVI, que até ao adiamento oficial da competição iria ficar com a totalidade dos direitos televisivos, fica este ano com a transmissão de 12 partidas da competição, estando entre elas o jogo de abertura, Turquia x Itália, e o Alemanha x Portugal a contar para a 2.ª jornada da Fase de Grupos. A RTP1 vai emitir oito partidas, entre elas a final e o derradeiro jogo do grupo de Portugal, onde a Seleção Nacional defronta a França, num jogo que reedita a final de 2016. Já a SIC, fica a cargo da transmissão de cinco partidas, estando entre elas o Hungria x Portugal.

Jogos de preparação da Seleção Nacional alavancam audiências da RTP1

A emissão dos últimos jogos amigáveis de Portugal frente à Espanha e Israel captaram o interesse dos portugueses. Em termos de perfil, estes últimos jogos de Portugal foram vistos tanto por homens como mulheres, com idades desde os mais jovens aos mais velhos. E é esta transversalidade que acaba por ser um incentivo para as marcas, que aproveitam o interesse do público para reforçar o apoio à Seleção através de campanhas relacionadas, quer de forma direta pelos patrocinadores oficiais do evento, quer das restantes marcas de diferentes categorias que aproveitam o momento para captar a atenção dos consumidores.

A caminhada final para o início da competição que se vai realizar em 11 cidades começou no dia 27 de maio com a concentração da equipa na Cidade do Futebol, num regime livre que decorreu até ao dia 8 de junho. Nessa trajetória, a equipa orientada por Fernando Santos realizou duas partidas, aguçando o interesse dos portugueses à medida que os dias avançaram. A RTP1 transmitiu os dois jogos de preparação, sendo que o primeiro, jogado em Madrid, aconteceu no dia 4 de junho. Numa partida equilibrada onde a bola não quis entrar nas balizas, os portugueses mantiveram-se interessados e sintonizados na RTP1, que terminou o dia com um share de 15.3%, +3.9 p.p. face à média mensal de maio. A partida foi vista, em média, por mais de 1.3 milhões de portugueses a que correspondeu um share de 37%. No dia 9 de junho jogou-se o derradeiro jogo de preparação. A Equipa das Quinas venceu Israel por quatro bolas a zero e deixou boas indicações para a competição que se aproxima. Em média, foram mais de 1.6 milhões de portugueses que assistiram à partida. Nesse dia a RTP1 alcançou o 3.º melhor resultado do ano (ficando apenas atrás do dia 24 de março, dia do jogo de qualificação para o Mundial 2022 Portugal x Azerbaijão e do dia 6 de junho, final do Europeu de Sub-21) e subiu à 2.ª posição dos canais mais vistos com um share de 16.7%, +5.3 p.p. face à média de maio.