Portugal ruma à Alemanha como uma das seleções favoritas a levantar o troféu no próximo dia 14 de julho

A Seleção Nacional de Futebol irá estar presente pela 9ª vez numa fase final de um europeu, a 8ª consecutiva e entra com o estatuto de favorita. Sob o comando de Roberto Martínez, a equipa das quinas procura repetir o feito de 2016 e voltar a colocar as mãos no troféu. A transmissão dos jogos de preparação frente à Finlândia, Croácia e Irlanda captaram o interesse dos portugueses. Os jogos, que registaram sempre uma audiência média superior a 1 milhão e 400 mil telespetadores, verificaram um perfil transversal. Como é habitual, os jogos da Seleção Nacional despertam interesse junto de homens e mulheres e junto de todas as faixas etárias. Esta transversalidade, que marca os jogos da Seleção nas grandes competições, é uma ótima oportunidade para as marcas comunicarem de forma a captar a atenção dos portugueses.

O futebol desperta muito interesse juntos dos portugueses, basta ver que todos os anos o top programas mais vistos da televisão são os jogos da Seleção Nacional e das equipas portuguesas nas competições europeias. Sempre que têm início grandes competições de seleções, como europeus e mundiais, este interesse cresce, pois, a Seleção Nacional é a equipa de todos os portugueses. Já sabemos que os jogos de Portugal registam grandes audiências, no entanto o interesse dos portugueses não fica só pelos jogos da Seleção Nacional. Como se tem verificado em eventos anteriores, os anunciantes aproveitam todo o mediatismo à volta da prova como uma oportunidade extra, para interagir com o seu público-alvo, aproveitando e capitalizando a ligação emocional dos portugueses à equipa da quinas e a toda a competição. No entanto este impacto está dependente da prestação de Portugal na prova.




Retrospetiva das audiências televisivas nas últimas grandes competições de futebol

Analisando as grandes competições anteriores, é possível verificar que as audiências televisivas estão dependentes da prestação da Seleção Nacional. Se analisarmos as últimas três grandes competições, podemos verificar que os jogos que têm a presença da Seleção Nacional mais que duplicam a audiência média de todos os jogos.

No Euro 2020, a primeira grande competição de seleções em que os três canais generalistas transmitiram jogos da competição, cada um dos canais transmitiu um dos jogos da fase de grupos de Portugal. Num europeu realizado num formato diferente do habitual, onde os jogos se dividiram por 11 cidades europeias, foram os italianos os últimos a sorrir, levantando o troféu em Wembley. Foram 25 os jogos transmitidos em canal aberto, tendo estes registado uma audiência média superior a 1.4 milhões de telespetadores, valor que ultrapassou os 3 milhões de telespetadores se analisarmos apenas os jogos de Portugal.

No Mundial de 2022 do Qatar, repetiu-se o formato adotado do europeu e as transmissões dos jogos voltaram a ser repartidas entre os três canais generalistas. Num primeiro Mundial realizado durante o inverno no hemisfério norte foram os argentinos, liderados por Lionel Messi, os grandes vencedores. Eliminados nos quartos de final por Marrocos, a audiência dos jogos em que Portugal participou atingiu mais de 2.9 milhões de telespetadores, valor ligeiramente inferior ao registado no europeu. O interesse dos portugueses pelos restantes jogos também foi inferior ao verificado no europeu, mas isto deve-se sobretudo ao horário de transmissão dos jogos. Durante os dias da fase de grupos o primeiro e segundo jogo do dia tinham início às 10h e 13h horas de Portugal.


TVI, RTP1 e SIC dividem entre si a transmissão de 22 jogos do EURO 2024

Os três principais canais generalistas partilham os direitos de transmissão televisiva dos jogos da Seleção Nacional no Euro 2024. A RTP1 é a estação que irá transmitir mais jogos da competição com um total de 12 jogos. A RTP1 irá transmitir o jogo de abertura, Alemanha x Escócia, e a final do próximo dia 14 de julho. Transmite ainda o jogo da 2ª jornada da fase de grupos de Portugal frente à Turquia.

A SIC irá transmitir ao todo cinco jogos da competição, com o destaque para o 1º jogo da caminhada de Portugal frente à Chéquia.

A TVI, tal como a SIC, também irá transmitir cinco jogos com destaque para o último jogo da equipas das quinas na fase de grupos, o Portugal x Geórgia.

Entusiasmo dos portugueses cresceu com os jogos de preparação alavancando as audiências da RTP1

A transmissão dos últimos jogos amigáveis de Portugal frente à Finlândia, Croácia e Irlanda despertou interesse juntos do portugueses. Os últimos jogos antes do Euro foram vistos por homens e mulheres, dos mais jovens aos mais velhos. Esta adesão, acaba por ser um forte incentivo para as marcas, que aproveitam o interesse do público para reforçar o apoio à Seleção Nacional. Através de campanhas, os patrocinadores oficiais do evento e as restantes marcas aproveitam todo o mediatismo à volta da competição para captar a atenção dos portugueses.

A caminhada de Portugal começou no passado dia 2 de junho, com a concentração da equipa na Cidade do Futebol, em Oeiras. A equipa, sob o comando de Roberto Martínez realizou três partidas de preparação, tendo o interesse dos portugueses aumentado à medida que os dias foram avançando. A RTP1 transmitiu os três jogos de preparação, sendo que o primeiro aconteceu no dia 4 de junho frente a Finlândia, no Estádio José Alvalade. A vitória por 4-2 sobre a Finlândia, foi vista em média por mais de 1.7 milhões de telespetadores a que correspondeu um share de 36.6%. No dia 8 de junho, Portugal realizou o 2º jogo de preparação frente à Croácia, um jogo que ficou marcado pelo regresso da Seleção Nacional ao estádio do Jamor, 10 anos depois. A derrota por 2-1, a segunda de Roberto Martínez ao comando da equipa das quinas, em média foi vista por 1.4 milhões de portugueses, a que correspondeu um share de 37.0%. Apesar de ter registado um share superior ao 1º jogo de preparação foram menos os portugueses que assistiram ao jogo, com a hora do início do jogo (17h45) a ter sido o principal fator para esta diminuição. No dia 11 de junho, jogou-se o derradeiro jogo de preparação para o Euro 2024. Portugal venceu de forma convincente a Irlanda por 3-0, deixando boas indicações para o europeu que se aproxima. Foi o jogo mais visto dos três e em média foram mais de 2 milhões de portugueses os que assistiram à partida, a que correspondeu um share de 42.6%.